quinta-feira, 29 de abril de 2021

A empanada!

 

Esta delicia espanhola que se espraiou pela América do Sul. Saiba como prepará-la aqui!

 

A empanada nasceu na Pérsia há centenas de anos atrás e foram levadas a Espanha e de lá atravessou o Atlântico chegando a América junto com os colonizadores espanhóis. A palavra empanada vem de “in-panis” e “in-panata” e significa “transformar em pão”. A massa nascida simples recebeu manteiga, gordura e recheios mais criativos e se espalhou pelos demais países latinos entre eles o Brasil. A empanada se assemelham a pastéis de forno e pode ser recheada com carnes, legumes, frutos do mar, frutas, queijos, frutas secas ou cristalizadas entre outras tantas coisas, possuem formato de meia lua e seu fechamento é um enrolado característico chamado de repulgue, só possível de se fazer com a mão. A seguir, saiba como preparar a empanada recheada com carne picada.

 


Ingredientes:

Massa:


300 ml de água
100 g de manteiga derretida
2 colheres de chá de sal
600 g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
4 gemas peneiradas (para pincelar as empanadas antes de assar)
 
Recheio:


300 g de carne bovina magra
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola picada
1 dente de alho
1 cebola picada
1 colher de chá de cominho
Sal e pimenta do reino à gosto

 

Preparo:

Recheio:

Pique a carne em cubos de cerca de meio centímetro. Em uma panela média, em fogo médio, doure a cebola e o alho no azeite de oliva e junte a carne mexendo sempre para ficar bem soltinha. Tempere com o cominho, a pimenta e o sal. Refogue brevemente, por uns 2 minutos. Desligue o fogo e reserve pois tem que ser usada fria.

Massa:

Em um recipiente, misture a água, a manteiga, o sal e o fermento e a farinha aos poucos até obter uma massa homogênea, não sovar. A seguir, envolva a massa em filme plástico e deixe descansar por 30 minutos na geladeira.

Montagem:

Após esse tempo, divida a massa 8 partes iguais (se preferir maiores divida em 6 partes). Abra os discos e recheie cada um. Feche as bordas, formando as empanadas. Arrume as empanadas lado a lado em uma assadeira, dando espaço entre elas. Pincele com a gema e leve ao forno médio (180°C) preaquecido por cerca de 20 minutos ou até que dourem. Sirva.

  

Você sabia?



Os persas constituíram uma das mais importantes civilizações da Antiguidade. A Pérsia se localizava, principalmente, ao leste da Mesopotâmia, no atual território ocupado pelo Irã, que era chamado de Pérsia até 1935, quando mudou seu nome. Os persas se estenderam por um largo território. Dentre as suas conquistas destacamos: a Babilônia, o Egito, os Reinos da Lídia, Fenícia, Síria, Palestina e as regiões gregas da Ásia Menor. Quem deu início ao Império Persa foi Ciro, o Grande (560 a.C – 529 a.C). Porém, o desenvolvimento da civilização se deve, principalmente a Dario I, o Grande. Este foi o responsável por grandes construções, principalmente a Estrada Real, cujo objetivo era manter a hegemonia dos povos conquistados. Seguiu-se Dario I, Xerxes I, Artaxexes I até o último imperador, Dario III, derrotado por Alexandre, o Grande.

*fonte: www.todamateria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário