quinta-feira, 11 de julho de 2019

O Ratatouille!


Esta receita foi imortalizada no cinema com o filme homônimo cujo protagonista é um simpático ratinho chef!

O ratatouille nasceu na França na região de Provença e do antigo condado de Nice, em meados do século XVIII e é um de seus ícones culinários! Sua receita consiste de legumes como berinjela, abobrinha, pimentão, tomate e cebola fatiados e cozidos ou assados no forno dispostos intercalados na montagem. A abreviação "rata" que dá origem à palavra "ratatouille" era uma gíria militar para a refeição dos soldados, que era uma mistura de feijões, batatas e variados legumes. O ratatouille é considerado um acompanhamento, presente em vários pratos podendo também ser o principal, servido com arroz ou pão. No filme da Disney o ratinho cozinheiro preparava e apresentava de forma diferente desta, que teve um toque especial na montagem. Confira a receita do ratatouille!


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1 cebola média
2 tomates
2 pimentões
1 abobrinha
1 berinjela
1 dente de alho picadinho
1 ramo de tomilho
Azeite de oliva a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:

Corte os legumes em fatias de no máximo 0,5cm de espessura, pois quanto mais finas, mais fácil será o cozimento. Tempere com sal e pimenta. Regue com azeite de oliva uma assadeira e disponha os legumes intercalando cada fatia. Regue com azeite de oliva, salpique o alho e disponha o ramo de tomilho. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200oC por 40 minutos. Descubra e deixe mais 20 minutos. Deixe o prato esfriar por cerca de 10 a 15 minutos, decore com folhas de manjericão e sirva com uma baguete francesa quente.

Você sabia?

O filme Ratatouille foi lançado em junho de 2007 sob direção de Brad Bird e produzido pela Diney/Pixar sendo o ganhador do Oscar de Animação em 2008. Conta a história do ratinho Remy que sonha se tornar um grande chef. Vivendo em uma fazenda no interior da França, Remy não se conforma com o comodismo de sua comunidade. Sendo ratos, eles vivem de roubar comida dos lixos, enquanto o jovem roedor de paladar e olfato apurados sonha em ter acesso aos mais requintados pratos da gastronomia francesa. Um acidente faz com que Remy se perca de sua família. Ele acaba indo parar em um local distante de tudo o que conhece, tendo como companhia apenas o espírito de Gusteau, um grande chef de cozinha, autor do livro preferido do rato: Todos Podem Cozinhar. Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar e passam por várias situações juntos, inclusive a de conquistar um renomado crítico gastronômico. O diretor do filme, Brad Bird, para tornar o filme mais realista, pesquisou diversos restaurantes e a equipe chegou a criar, de verdade, 270 pratos diferentes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário