quinta-feira, 18 de julho de 2019

O yakissoba!



Não tem erro! Preparar esta delícia de origem chinesa além de divertido é muito saboroso e nutritivo!

Lá em casa um dos pratos preferidos da garotada é o yakissoba! Fácil de preparar, substancioso e descolado faz as crianças comerem legumes ao natural e repletos de sabor. O termo yakissoba (yaki = assar, grelhar, soba = macarrão), refere-se normalmente ao sauce yakisoba, isto é, um prato muito simples, feito de macarrão refogado com legumes e carnes, temperados com um molho. Esse prato é amplamente consumido e apreciado em muitas partes do mundo e altamente popularizado no Japão. O yakissoba aceita variados tipos de carne ou frutos do mar, além de legumes e vegetais variados.


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

400g de macarrão para yakissoba
300g de alcatra em tirinhas
2 colheres de sopa de óleo
Meia xícara de brócolis
Meia xícara de couve flor
Meia xícara de repolho em fatias grandes
Meia xícara de cenoura em fatias
Meia xícara de pimentão em pedaços grandes
5 vagens fatiadas em pedaços grandes
1 cebola pequena em pétalas
1 xícara de caldo de carne
1 colher de sopa de amido de milho
Meia xícara de shoyu

Preparo:

Cozinhe o macarrão e escorra bem. Em uma panela grande – preferencialmente tipo wok - aqueça o óleo. Quando estiver bem quente, frite a massa aos poucos e reserve. Na mesma panela aqueça mais uma colher de sopa de óleo e frite a carne por cerca de 1 a 2 minutos e reserve. Coloque mais um pouco de óleo na panela e comece a refogar os legumes. Primeiro a cenoura e o pimentão, depois a cebola, em seguida o brócolis, a couve flor e as vagens. Ao final o repolho, misture, desligue e reserve. Ainda na mesma panela coloque o caldo de legumes, o shoyu e o amido de milho dissolvido em um pouco de caldo. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Junte os legumes, a carne e o macarrão ao molho e misture bem. Sirva a seguir!

Você sabia?

A origem do yakissoba é chinesa e foi introduzido no Japão na era Edo, no século XVII a XIX. Esse macarrão só era popular entre os nobres, pois não era fácil o acesso a ele pela população em geral. O sauce yakisoba – que é o que se consome atualmente - surgiu no Japão a partir da adaptação do prato chinês chamado “chao men”, logo após o final da Segunda Guerra, como um alimento prático, barato e volumoso (misturava-se bastante repolho picado ao macarrão chinês, cozido no vapor e depois era temperado com um molho tipo inglês só que mais espesso). Esse yakisoba era capaz de satisfazer rapidamente a fome, numa época onde tinha racionamento alimentar. Antigamente, o yakissoba era temperado com shoyu na região de Kanto (Tóquio e arredores) e molho inglês na região de Kansai (Osaka e arredores). Depois, padronizou-se o sauce yakisoba no país inteiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário