terça-feira, 4 de maio de 2021

Esporão Bico Amarelo 2020 - um belo Vinho Verde!

 


Talvez esta seja a região produtiva mais popular de Portugal, Vinhos Verdes DOC, localizada na província do Minho, no noroeste de Portugal quase na divisa com a Espanha e margeada pelo Oceano Atlântico. Tal região recebe a brisa do Atlântico em seu solo rochoso composto por granitos. Tais vinhos podem ser brancos, tintos, rosés ou espumantes e sempre carregam elevada acidez, uma de suas características mais marcantes pois a colheita das uvas é realizada antes do ponto máximo de maturação, trazendo também um álcool mais baixo devido a menos açúcar na uva. O vinho verde foi o primeiro tipo de bebida a ser exportada de Portugal para outras regiões da Europa juntamente com o bacalhau português.

Um destes representantes dos Vinhos verdes é o branco Bico Amarelo 2020  - um blend com as castas Loureiro, Alvarinho e Avesso - produzido pela centenária Herdade do Esporão, gigante portuguesa do mundo dos vinhos. Possui bela coloração amarela com reflexos esverdeados. Ao ser aberto imediatamente libera seus agradáveis aromas frutados cítricos tropicais e florais com aquele contorno mineral – percebe-se jasmim, pêssego, pêra, melão e damasco. Em boca é fresco, jovem, com acidez presente e amplo final. Possui menos dolçur e quase nada de frisância como seus pares da mesma região.   

Pelas suas características faz perfeita harmonização com peixes e frutos do mar, comida japonesa e mesmo preparos com bacalhau.

Possui 11,5% de graduação alcoólica e o ideal é degustá-lo na temperatura de 8 a 10oC.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário