terça-feira, 25 de maio de 2021

Miolo Wild Gamay 2021 - maceração carbônica, sem sulfitos e vegano!

 


Provei nesta semana o primeiro tinto que encontrei da safra 2021 do vinho brasileiro e claro para ser tão recente assim teria que ser um Pinot Noir ou um Gamay este último cuja vinícola gaúcha espalhada ppor várias regiões produtivas possui seu tradicional rótulo já safrado neste ano, o Miolo Wild Gamay 2021, produzido na Campanha Gaúcha nos vinhedos do Seival. O nome remete a “selvagem” pois se utiliza de leveduras selvagens da própria uva para fermentar e não leva sulfitos em sua estabilização. Concebido no processo de maceração carbônica e com a supervisão do enólogo português Miguel Ângelo Almeida este destaca que o vinho da safra 2021 é diferente do representante da safra passada: “o Gamay 2021 é um vinho mais sério com menos maceração carbônica e fruto de uma vindima na época da colheita do Gamay com mais chuva e menos ensolação mas que atende com êxitos a proposta da vinícola de oferecer ao consumidor um vinho agradável, fácil e simples para ser degustado no dia-a-dia”.       

Possui cor rubi grená e lágrimas redondas e preguiçosas. Seus aromas pronunciam framboesa, groselha silvestre, goiaba, sidra, violetas e um toque terroso de fundo ao frutado. Boca com taninos redondos e macios, acidez presente, balsâmico e fruta macerada com largo final. Um vinho leve, fresco e fácil de beber.

Faz par com caldos quentes (legumes, frango), pizzas e massas de molhos leves, frango na chapa e queijos de massa mole. Vai bem com um peixe ao molho de camarão também.

Possui 12,5% de graduação alcoólica e o ideal é degustá-lo na temperatura de 10 a 12oC.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário