quinta-feira, 13 de maio de 2021

O arroz de mexilhão!

  

Um dos frutos do mar mais saborosos é o ingrediente principal da receita desta semana!

 

O mexilhão tem um sabor ímpar e definitivamente é o que mais agrega ao paladar em personalidade e exotismo nos preparos que levam frutos do mar. Pode ser preparado junto a estes e também em carreira solo como nesta receita em que deixa de ser mero coadjuvante e assume o protagonismo da receita deste arroz de mexilhão! Confira

 

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

 
500g de mexilhão
1 xícara de arroz
Meia xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
1 pimentão pequeno vermelho
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho finamente cortados
2 tomates sem pele e sementes picadinhos
1 colher de chá de açafrão em pó
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha picadinha

 

Preparo:

 

Aquecer uma panela com o azeite de oliva e juntar a cebola, o pimentão e o alho, refogando em fogo médio. Somar o tomate e assim que refogar juntar os mexilhões já lavados e deixar cozinhar por cerca de 3 minutos. Juntar o arroz, o açafrão, sal e pimenta mexendo. Colocar 2 xícaras de água fervente e deixar cozinhar em fogo baixo/médio por cerca de 20 minutos. Assim que ficar sequinho salpicar com salsinha e servir.

 

Você sabia?

O mexilhão está presente na culinária europeia sendo o prato nacional da Bélgica - o internacionalmente famoso Mexilhão com Batata Frita – e também no cardápio da gastronomia lusitana onde os pescadores os comem assados sobre as brasas. Já na gastronomia oriental, é comum encontrar a iguaria em receitas que levam saquê e também em sopas. O molusco, às vezes, é comparado a outra concha da mesma família: a ostra mas diferem no sabor e na textura. Os mexilhões possuem cor bege, branca, vermelho ou acinzentada, corpo mais consistente que o das ostras, são encontrados em água corrente, possuem sabor salgado leve e têm um custo mais acessível. O segredo do preparo está no tempo de cozimento. O mexilhão deve permanecer na panela apenas o suficiente para abrir. A ciência de uma saborosa receita de mexilhões começa na compra, pois a procedência é fundamental. Para limpar, primeiro se raspa com uma faca as cracas e algas que podem estar presas no mexilhão. Depois, solta-se a fibra que prende a carne à casca. Em seguida, é só levar para uma panela com água fervente ou até mesmo vinho, para abrirem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário