quinta-feira, 6 de maio de 2021

O estrogonofe de cogumelos da Mamãe!

  

A combinação perfeita: shimeji e shitake para o Dia das Mães


Fonte de vitaminas do complexo, os cogumelos são alimentos que ajudam a fornecer energia ao corpo e desempenham um importante papel no sistema nervoso e na produção de hormônios. Nesse Dia das Mães, prepare o Estrogonofe de Cogumelos delicioso para comemorar essa data tão especial! A chef e docente do Senac Santa Cruz do Sul, Cátia Leal ensina passo a passo para você conquistar sua mãe duplamente, pelo coração e pelo estômago! Confira as dicas e bom proveito!

 


Ingredientes:
(para 5 porções)
 
Meia cebola pequena finamente cortada
1 dente de alho picado finamente
2 colheres de sopa ervas frescas (tomilho, orégano, e cebolinha) 
2 colher de sopa de Azeite de oliva 
200 g de shimeji preto 
200 g de shimeji branco
200 g de shitake
Meio tomate cortado em cubos (sem pele)
350 g de requeijão
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto
3 colheres de sopa de salsinha picada

 

Preparo:


Em uma panela, refogue a cebola no azeite de oliva, quando ela murchar, coloque o alho e as ervas até que libere perfume, adicione todos os cogumelos picados grosseiramente ou em pequenos buques e refogue por 5 minutos. Acrescente os tomates em cubos o sal e a pimenta do reino, misture. Coloque o requeijão e misture bem.  Apague o fogo e coloque a salsinha. Sirva com arroz branco, batata palha ou batata rústica e uma salada bem colorida.


Você sabia?

O shimeji é um cogumelo rico em proteínas, fibras, minerais e vitaminas, além de possuir uma baixa quantidade de calorias. É rico em fósforo, magnésio, vitamina B3 e potássio, sendo um ótimo aliado no controle da pressão arterial. Dentre seus benefícios, pode-se destacar a ação antimicrobiana, antioxidante e melhora na digestão, além de ajudar a controlar o diabetes, colesterol e melhorar a imunidade. Seu gosto também agrada muitos paladares, tanto, que é muito comum em restaurantes de comida japonesa. Como esse é um ingrediente que conta com uma grande quantidade de proteínas, ele é uma ótima opção para quem não consome carnes, mas também é muito bem-vindo no prato de quem as consome já que é super nutritivo e tem um gosto ímpar. O shimeji é um dos cogumelos mais saborosos na culinária, e pode ser preparado de forma rápida, apenas com um refogado na manteiga ou no azeite.

A todas as mães, parabéns pelo seu dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário