terça-feira, 20 de abril de 2021

Colomé Autêntico Malbec 2018 - da Argentina e sem passagem em barrica!

 

Um dos vinhos que surpreende ao ser degustado às cegas é este exemplar da Colomé, vinícola argentina de Salta e seu terroir todo especial. É um vinhaço corpulento e nervoso, acidez bem presente e taninos que puxam e pedem companhia. O Colomé Autêntico Malbec 2018 não passa por barrica de carvalho – uma exceção tratando-se de viticultura argentina - mas na evolução em taça tanto seu aroma quanto seu sabor confunde dando a entender este estágio. Seus vinhedos possuem certificação biodinâmica e este rótulo fermenta com leveduras indígenas e baixíssimo índice de SO2, ou seja, procura ser o mais “autêntico” possível nascido a 2.300 metros de altitude no Valle Calchaquí em seu solo pedregoso e arenoso.      

Possui coloração rubi profunda e turva, quase negra. Traz ao nariz frutas negras maduras com ameixa em destaque, também jabuticaba, mirtilo e funcho. Um toque terroso e balsâmico envolve a palheta aromática. Em boca é potente, taninos firmes e volumosos, acidez presente mas agradável de beber.

Antes de ser engarrafado repousa 9 a 10 meses em tanques de inox.

Harmoniza com assados na brasa, molhos encorpados, costelão 12 horas, charcutaria, caldos com carnes e legumes e gordura e queijos duros.

Possui 14,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 18oC .

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário