segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Golden Kaan Pinotage 2011

A Pinotage é a única uva autóctone da África do Sul, por conta disto, sua casta mais emblemática. Depois de algumas décadas de melhoramentos no cultivo e elaboração os sul-africanos conseguiram impor a Pinotage o status de produção de ótimos vinhos. Os vinhos elaborados a partir desta uva são agradáveis, fáceis de beber e convidativos a uma nova taça, abundantes em notas frutadas de framboesa, mirtilo, banana e alcaçuz, com toque de fumaça. Lá por meados de 1925 o enólogo Abraham Izak Perold empenhou-se no desenvolvimento de uma mutação da Pinot  Noir mais resistente ao clima e solo do sul do continente africano, para isso cruzou tal varietal com a Hermitage – casta rústica e resistente, também chamada de Cinsault na Europa – criando a Pinotage.

Um bom exemplar desta uva é o Golden Kaan Pinotage 2011 da vinícola KWV. Produzido na região de Western Cape, na África do Sul, apresenta cor rubi marcante com lágrimas médias e lentas. Possui aromas de frutas vermelhas – framboesa e morango destacados – banana, chocolate e leve toque herbáceo. 

Em boca apresenta corpo médio, é fresco e com taninos finos, amplo e equilibrado, com leve picância. Retrogosto frutado e persistente.  

Um dos trunfos da Pinotage é o leque de harmonização pois vai bem com ostras até mesmo com chocolate. Sua característica frutada serve de cama com comidas condimentadas como feijoada e rabada. Também com uma variedade de pratos de aves, demais carnes brancas e vermelhas; molhos brancos, vermelhos e mesmo com curry leve; cogumelos; legumes salteados e queijos.

Possui 14,1% de graduação alcoólica e o ideal é consumi-lo na temperatura entre 16 a 18oC.


E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário