domingo, 11 de janeiro de 2015

Don Laurindo Merlot Reserva 2008

Próximos de mais uma Vindima que se inicia principalmente na Serra Gaúcha, não poderia ser outro o vinho comentado desta semana senão um exemplar daquela região! Ademir Brandelli é o enólogo responsável pela Vinícola Don Laurindo, caprichosa produtora estabelecida no Vale dos Vinhedos. 

De suas mãos saem anualmente ótimos rótulos e o Don Laurindo Merlot Reserva 2008 é um deles. 

Possui cor rubi turvo, quase opaco, lágrimas médias e de caimento lento. Seus aromas são intensos e remetem a frutas como framboesa, ameixa branca, frutas negras em compota, fumo em corda, terra, umidade, também a um toque herbáceo adocicado e evidentemente, madeira. 

Em boca mostrou vivacidade e músculos, corpo médio, com acidez pronunciada, frutas silvestres vermelhas e negras repetindo em parte o nariz, balsâmico e a passagem em madeira mas não em excesso. 

O álcool é acomodado trazendo um equilíbrio e não deixando os taninos perderem sua firmeza. Estagia 4 meses em barricas de carvalho.

Possui 12% de graduação alcoólica e o ideal é degustá-lo na temperatura de 16oC.

Harmoniza com carnes vermelhas grelhadas, carnes de panela. Vai muito bem com carnes de caça como perdiz e pato, massas condimentadas, alguns risotos e queijos camembert e brie.


E lembre-se: se beber, não dirija!

Nenhum comentário:

Postar um comentário