terça-feira, 13 de abril de 2021

Aliança Chardonnay 2020 - vale cada um dos prêmios que ganhou até agora!

 


Na Avaliação Nacional de Vinhos do ano passado – realizada de forma remota devido a pandemia – uma das 16 amostras mais representativas da safra que mais atenção me chamou foi um branco aromático e untuoso, elaborado com a uva Chardonnay vinda lá da Campanha Gaúcha, em Santana do Livramento. Trata-se do Aliança Chardonnay 2020 da Cooperativa Vinícola Nova Aliança que além de estar entre na amostra da ANV também conquistou a Medalha de Ouro na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2020. Ou seja, um digno representante da “safra das safras” do vinho brasileiro. E nesta semana – ou seja, quentinho ainda – este vinho recebeu premiação máxima no concurso Citadelles du Vin 2021, realizado na França, sendo eleito o melhor vinho entre os brasileiros inscritos na competição recebendo o título “Prêmio Especial Brasil”, além de garantir a medalha de ouro.

Trata-se de um vinho branco com linda cor amarela e reflexos esverdeados e muito brilhante. Seus aromas preenchem as narinas trazendo frutas tropicais maduras com abacaxi destacado mas também pêssego e banana, jasmim e flor de laranjeira na nota floral, além de toque defumado, baunilha e chocolate branco oriundos de sua passagem de 3 meses em barricas de carvalho americano. Em boca é delicioso! Frutas brancas cítricas retornam, acidez agradável e ampla persistência final convidando a uma nova taça.

Este belo exemplar faz ótima companhia com frutos do mar com molhos mais estruturados, frango, massas com molho branco e cogumelos, risoto com legumes e mesmo legumes na chapa. 

Possui 12,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 10oC .

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário