segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Luccarelli Primitivo Puglia IGP 2013

Conheci os Primitivos há alguns anos atrás pelas mãos do sommelier Christian Basso, sommelier na importadora Expand e hoje prestador de seus conhecimentos na Grand Cru. Lembro do vinho, um A. Mano, potente e elegante. Depois de lá para cá foi um festival de provações e taças vazias. 

O sul da Itália e a região de Puglia foi a responsável em expatriar os vinhos elaborados a partir desta uva denominada Primitivo – provavelmente oriunda da Croácia há centenas de anos atrás - que é conhecida nos EUA como Zinfandel, casta ícone americana. A Primitivo de Manduria (microrregião ao sul de Puglia próxima ao Mar Jônio, solo argiloso) é a mais conhecida.

O produtor Luccarelli é um honesto representante da uva Primitivo entre os quais engarrafa o vinho Luccarelli Primitivo Puglia IGP 2013. Na análise visual percebe-se cor rubi intenso com reflexos violáceos, muito escuro. 

Trouxe um primeiro ataque ao nariz de frutas negras (destacando ameixa, amora e cereja), um toque herbáceo que lembra endro e alecrim e baunilha. Com um pouco de aeração, violetas. Em boca apresenta corpo médio, salivante, seco, com acidez que apetece seu lado gastronômico, frutas negras, pequeno açúcar residual ao final, taninos macios, suaves e ampla persistência com retrogosto levemente amargo. Não passa por madeira.

Possui graduação alcoólica de 14% e o ideal é degusta-lo temperatura de 16°C.

Harmoniza bem com carnes vermelhas no forno ou na panela, queijos médios, risotos e algumas caças.

Você encontra os vinhos Luccarelli na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br  

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!







Nenhum comentário:

Postar um comentário