terça-feira, 16 de julho de 2013

Priorato GR 174 2011 - Casas Gran del Siurana

Gosto muito dos vinhos do Priorato espanhol provenientes daquele solo xistoso esfarelento e de estrutura ímpar, o que não é novidade, o difícil é achar exemplares com preço bom e qualidade correspondente, fruto da habilidade vinificadora de seus produtores. 

Um bom representante que descobri é o GR 174 2011 da bodega Casas Gran del Siurana. O nome desse vinho faz referência ao caminho que cruza a região do Priorato e suas belezas espanholas. É elaborado com as castas Garnatxa (42%), Cariñena (38%) e Cabernet Sauvignon (20%). 

Entrega cor rubi profundo com reflexos violáceos, lágrimas lentas e médias. Ao nariz traz aromas frescos e complexos de frutas negras, floral (violetas em destaque), figo em compota, mentol, couro, madeira úmida, tostado, noz moscada e toque mineral. Alcóolico no ataque, mas logo desperta os demais aromas. Em boca apresenta as características que me fazem gostar dos vinhos daquela região: é potente, taninos redondos e amplos, acidez equilibrada, elegante, fruta negra repetida, amargor final sutil, mas presente e retrogosto persistente. 50% do vinho estagiam em barricas francesas e americanas por nove meses.

Possui 15% de graduação alcoólica e é aconselhável bebê-lo na temperatura de 16 a 18oC.

Harmonização: Carnes vermelhas, massas médias, carne de caça e queijos meia cura, cogumelos e cozidos.

Premiações:

Safra 2009 91 pontos Robert Parker
Safra 2008 90 pontos Robert Parker
Safra 2007 88 pontos Robert Parker

O Priorato:

Voltando ao Priorato, na década de oitenta do século passado, houve uma recuperação dos vinhedos plantados com antigas cepas de Garnacha (Grenache) e Cariñena (Carignan), motivada por enólogos famosos (sobretudo, René Barbier e Álvaro Palacios) que perceberam o potencial da região. Com rendimentos muito baixos e uma bela concentração nos mostos gerados a partir de videiras antigas, foi possível elaborar vinhos musculosos e com incrível mineralidade, advinda deste solo particular. São vinhos potentes, calorosos e bem apropriados para este nosso período invernal. Priorato ou Priorat (em catalão) compartilha com Rioja a classificação máxima nas atuais leis espanholas, como Denominación de Origen Calificada (DOCa). Situada na porção nordeste da Espanha, sub-região da Catalunha, dentro da província de Tarragona (fonte Vinho sem Segredo).

Você encontra os vinhos do Priorato na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br  

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!         


Nenhum comentário:

Postar um comentário