quinta-feira, 25 de julho de 2013

O Coq au Vin




O Coq au Vin é uma das mais tradicionais receitas da culinária francesa!
 
Coq em francês significa galo. Vin por outro lado, significa vinho. E é a junção destes dois ingredientes que dão origem a um dos pratos franceses mais conhecidos e solicitados no mundo todo.
 
Sua origem remonta ao período das conquistas romanas, pois em meados de 50 a.C., os gauleses, liderados por Vercingetórix, e os romanos, comandados pelo general Júlio César, travaram acirrada batalha em Auvergne, no sul da França. Os romanos venceram a luta e obrigaram os cerca de 80 mil homens do exército de Vercingetórix a renderem-se e a fugirem para Alésia, na região central daquele país. Para confirmar sua rendição, o chefe dos gauleses enviou ao grupo inimigo um galo de briga e recebeu, em troca, um convite para jantar. A ave acabou virando o prato principal acompanhado no preparo de um vinho da região escolhido pelo próprio César. Desde lá alguns detalhes no preparo mudaram, mas o vinho continua servindo para amaciar a carne e trazer um sabor ímpar e marcante. Vamos a receita do Coq au vin!

Ingredientes:
(para 6 pessoas)

Para a marinada:


Um frango com cerca de 2 kg cortado em partes
14 mini-cebolas descascadas
300g de cogumelos Paris frescos
1 cenoura
2 dentes de alho descascados
1 alho-poró (somente a parte branca) picado em fatias grossas
Uma garrafa de vinho tinto seco de boa qualidade
3 colheres de sopa de conhaque
2 folhas de louro
2 ramos de alecrim fresco

Meia colher de sopa de sal grosso
Pimenta preta à gosto

Para o cozimento:



Duas colheres de sopa de manteiga
Um cubo de caldo de galinha dissolvido em uma xícara de água quente

Preparo:

Num saco plástico de textura mais grossa, junte todos os ingredientes. Amarre bem para não vazar e mexa bem para que o frango receba contato com todos os ingredientes. Leve à geladeira e deixe marinar por 48 horas. Após, abra o saco e separe os ingredientes da marinada em três partes: legumes, frango e líquido. Reserve. Aqueça parte da manteiga em uma panela e assim que derreter doure os pedaços de frango aos poucos repondo a manteiga. Retire o frango da panela e reserve. Na mesma panela, junte o restante da manteiga e doure os legumes da marinada por alguns minutos. Acrescente o líquido da marinada, os frangos, o caldo e deixe cozinhar por 45 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto se necessário e sirva em seguida com arroz ou polenta puxada na manteiga e pão italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário