sexta-feira, 3 de maio de 2013

Podere San Cristoforo Carandelle 2008

De algum tempo para cá comecei a apreciar ainda mais alguns exemplares de vinhos do velho mundo, entre os preferidos, rótulos portugueses e italianos mais especificamente. Talvez motivado pela linha – em questão a sulamericana – de consecutivas semelhanças de aromas e paladar. 

A Itália, um dos berços mundiais do vinho, possui em sua extensão territorial, variadas e reconhecidas regiões produtoras, engarrafando verdadeiras maravilhas. Um exemplar de ótimo custo/benefício é o Podere San Cristoforo Carandelle 2008, elaborado na tradicional Toscana com a ótima casta italiana Sangiovese. Lorenzo Zonin, enólogo da San Cristoforo, pertence à 7º geração de winemakers da Itália – sua família elabora vinhos desde 1821.  A colheita das uvas é feita manualmente e é envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho francês. Possui coloração vermelho rubi escuro, turvo e brilhante. No nariz explodem frutas vermelhas e negras – pitanga, ameixa, cereja - compota doce, especiarias, tabaco e algo floral. Alcoólico no início, logo dissipado. Em boca seu corpo médio esconde um vinho equilibrado, saboroso, de taninos sedosos e ótima persistência. Possui graduação alcoólica de 13,12% e é ideal servi-lo entre 16 e 17°C. 

Na harmonização este maravilhoso exemplar da colo a vários preparos da culinária italiana em massas e risotos de suaves, com o cuidado apenas de não serem muito temperados, além de cordeiro e filés. 

Você encontra o vinho Podere San Cristoforo na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br     

Nenhum comentário:

Postar um comentário