quinta-feira, 23 de maio de 2013

Angelica Zapata Chardonnay 2005

A excepcional vinícola argentina Catena Zapata dispensa qualquer apresentação, pois, na minha opinião e na de muitos curiosos do vinho, é uma das melhores bodegas da América do Sul, e produz vinhos carregados de qualidade e consagrados nas avaliações. O Angelica Zapata Chardonnay 2005 elaborado a partir de uvas provenientes dos vinhedos de Tupungato em Mendoza, situados a 1480 metros de altitude é mais um dos bons vinhos desta vinícola mendocina. 

Possui coloração amarelo claro vivo com boa predominância de reflexos esverdeados. Muita limpidez e transparência ao olho. No nariz traz o ressalto da madeira, pois passa 12 meses estagiando em barricas de carvalho francês, frutas brancas, algo de maracujá e um leve tostado. Em boca mesmo após os 5 anos de garrafa ainda destaca a acidez, mas com equilíbrio – mesmo com 14% de álcool, este passa imperceptível - boa estrutura, untuoso, taninos macios e muito fácil de beber com final de boa persistência. Mostrou-se muito vivo mesmo sendo um branco da safra 2005, percepção de que poderia agüentar mais uns dois anos de guarda. Na Argentina é considerado um dos melhores brancos a venda no mercado interno. 

Ideal ser consumido na temperatura de 10°C e harmoniza muito bem com frutos do mar, bacalhau e peixes em geral, desde que sempre observado o preparo e o molho utilizado. 

Você encontra os vinhos da Bodega Catena Zapata na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário