terça-feira, 21 de maio de 2013

Tinedo Cala No. 1 x Tinedo Cala No. 2 : a prova final!


A dica de vinho desta semana é um gostoso tira-teima entre dois vinhos espanhóis, de mesma vinícola, mesma safra e mesmo nome! 

O que diferencia um do outro é a composição varietal do blend e o número que se segue ao nome: Tinedo Cala No. 1 e Tinedo Cala No. 2

Ambos vinhos começaram a ser importados pela Domno do Brasil e são um deles já figurou como o segundo melhor vinho no Encontro de Vinhos Off ocorrido em São Paulo em abril. 

Resolvi provar os dois rótulos e trazer ao leitor as percepções sobre cada um. E a beleza de seus rótulos é digna de premiação em festival de publicidade!

A Bodega Tinedo pertence à família Alvarez-Arenas que há gerações dedica-se à produção de vinhos. Seus vinhedos estão enraizados desde 1742 nas terras de La Mancha, no município de Socuéllamos, na fronteira entre as províncias de Ciudad Real e Cuenca.


Tinedo Cala No. 1 2009


Corte de Tempranillo 75%, Syrah 20% e Cabernet Sauvignon 5%.

De cor rubi violáceo profundo, turvo, com lágrimas médias e lentas, aroma de frutas negras maduras, ameixa, cereja negra, mirtilo, também baunilha, alcaçuz, madeira molhada pela sua mineralidade e álcool bastante presente. Toque floral – violetas – também presente mas quase encoberto pela fruta negra. 

A boca é quente e repete a fruta negra e ainda traz frutas secas como figo, amargor pronunciado e persistente, toque balsâmico, madeira integrada, taninos marcantes num corpo médio alto. Retrogosto agradável. Sobra amargor e falta acidez. 

Harmoniza com massas em molhos atomatados, legumes grelhados, carnes de caça magras e carnes vermelhas magras e grelhadas. Ideal é degustá-lo na temperatura entre 16 a 18oC. Possui 14,5% de graduação alcoólica. 

Passa 10 meses em tanques acimentados.

Tinedo Cala No. 2 2009


Corte de Tempranillo 92% e Cabernet Sauvignon 8%.

Possui cor vermelho violáceo com reflexos azulados, límpido e brilhante, com lágrimas lentas e médias. Seus aromas remetem a frutas vermelhas (morango) e negras (ameixa) com toque de especiarias (canela e frutos secos), alguma geleia de frutas, tabaco e cacau. 

Em boca apresenta-se vivo e saboroso, com taninos macios e estruturação complexa, repete a fruta e fácil beber. Traz cereja, tostado e tabaco ao paladar. Ideal ser consumido entre 16 e 18oC. Acompanha bem carnes grelhadas, carnes de ave de caça, algumas massas e risotos e é também um belo vinho para ser degustado em carreira “solo”. 

Possui 14,5% de graduação alcoólica. Amacia 18 meses em barricas de carvalho francês usadas. 

Este vinho foi eleito como o “2º melhor rótulo” do Encontro de Vinhos em São Paulo editado pelos competentes Beto Duarte e Daniel Perches e também o guia de vinhos espanhol Repsol, concedeu 92 pontos (de 100 possíveis) na sua avaliação.

Você encontra os vinhos Cala na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br      

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário