terça-feira, 28 de maio de 2013

Chianti Camporsino Classico 2011


Alguns apreciadores de vinho podem ter uma imagem errada do Chianti, pois por tratar-se de um vinho versátil e de vários tipos pode-se encontrar de leves leves e singelos até ao complexos e estruturados, assim como pela qualidade, alguns com preços módicos e outros a preços salgados. O Chianti possui selo de DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) e sua produção está alicerçada sobre normas rígidas de cultivar, processar e envasar. São produzidos na Itália, na região da Toscana, em uma vasta área, que se estende de Pisa até Siena, e os Chianti Classico são compostos por um mínimo de 80% de uvas Sangiovese. 

O Chianti pode ser “Riserva” - passou por um período de envelhecimento de no mínimo de 2 anos, antes de ser comercializado - e “Superiore”, com uma graduação alcoólica maior que a versão normal. Próximo a Florença, ao norte da Toscana, a propriedade Villa Le Corti resguarda a tradição quase milenar da família Corsini.

A vinícola planta cerca de 50 hectares de videiras e elabora o Chianti Camporsino Classico, cuja safra 2011 foi degustada e passa a ser comentada. 

É um vinho de cor vermelho púrpura, bastante brilhante, de lágrimas finas e ligeiras. Aroma frutadissimo, trazendo frutas vermelhas frescas e silvestres, azedinha, cereja, morangos e também pimentão vermelho e violetas. Levemente alcoólico. Boca com acidez pronunciada, ligeiro, fresco, corpo médio, equilibrado, frutado repetido, retrogosto agradável e saboroso, taninos redondos e marcantes. Muito Gastronômico! 

Composto 100% Sangiovese possui 12,5% de graduação alcoólica e o ideal é consumi-lo na temperatura de 16oC.

Harmoniza bem com carnes brancas e magras, algumas carnes de forno, pizzas, queijos brancos, massas com molhos de creme. Ótima companhia também para pratos italianos, com destaque para as massas com molhos de tomate, risotos e carnes grelhadas.

Você encontra os vinhos Chianti na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br.  

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!         

Nenhum comentário:

Postar um comentário