quinta-feira, 23 de julho de 2015

O macarrão!

A história do macarrão e das massas em si, se confunde com alguns fatos históricos que nos mostram a trajetória deste apreciado produto ao longo dos séculos. Manuscritos de civilizações antigas relatam que os assírios e babilônios, por volta de 2.500 A.C., já conheciam um produto cozido à base de cereais e água. O macarrão teria chegado em Veneza em 1295 pelas mãos de Marco Polo, que acabara de retornar da China, onde teria conhecido o macarrão. 

Os italianos, provavelmente insatisfeitos com o fato de que o prato mais popular de sua cozinha tenha origem chinesa, acabaram descobrindo que no testamento do militar genovês, Punzio Bastone, em 2 de fevereiro de 1279, 16 anos antes da chegada de Marco Pólo da China, havia, de herança, uma cesta de massas denominada “macaronis”, usada no inventário, e que seria derivada do verbo “maccari”,de um antigo dialeto da Sicília (significa achatar) e que, por sua vez, vem do grego “makar”, que quer dizer sagrado. 

O termo macarrão foi usado na Idade Média para indicar vários tipos de massas. Mas há indícios que as massas já existiam na Itália antes de virem da China e mais, que os árabes seriam os pais do macarrão, levando-o à Sicilia no Século IX, quando conquistaram a maior ilha italiana. Apesar das divergências sobre a paternidade, uma coisa é certa: a partir do Século XIII, os italianos foram os maiores difusores e consumidores do macarrão por todo o mundo. Coube aos imigrantes italianos, principalmente na região Sul, a introdução do macarrão no repertório de receitas e hábitos gastronômicos no Brasil. 

Tanto é, que inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos. Nenhum prato estrangeiro conseguiu tanta aceitação entre nós, como o macarrão. Adotado principalmente porque é de fácil preparo, econômico e ainda simples de acompanhar, o macarrão é considerado um prato completo. 

E ainda dizem que o molho de espaguete pode combater câncer de próstata! Um espaguete mergulhado no molho de tomate bem vermelho pelo menos duas vezes por semana. Esse regime é capaz de reduzir a possibilidade de se ter câncer de próstata entre 24% e 36%. O motivo é o licopeno, um antioxidante ligado à vitamina A responsável pelo cor vermelha do tomate e de outras frutas (o tomate não é um legume, como geralmente se pensa). Como todos os antioxidantes, o licopeno tem grande capacidade de absorver os radicias livres, substâncias que causam danos ao DNA. Esses são alguns resultados de um estudo coordenado por Edward Giovannucci, da Faculdade de Saúde Pública de Harvard (EUA).

Curiosidades sobre o Macarrão:



O avô do espaguete apareceu pela primeira vez na Itália, no século XIII, trazida pelos árabes. Eram compridos tubos ocos de massa leve, que secavam enrolados em fios de palha;

O macarrão chegou no Brasil no final do século XIX, trazido pelas primeiras famílias de imigrantes italianos;

A palavra lasanha vem do grego lasanon, termo usado para designar tiras de massas cozidas ou fritas em pedras quentes;

Spaguetti quer dizer barbante;

No século XVIII o spaguetti já era tão popular em toda a Europa que os aristocratas ingleses eram capazes de viajar até Nápoles só para se refestelar com a massa, servida em populares barracas no meio da rua.



Nenhum comentário:

Postar um comentário