quarta-feira, 22 de julho de 2015

Chips de batata doce


Perfeitos para servirem de aperitivo antes da refeição principal, os chips de batata doce acompanhados de guacamole são uma excelente dica

Sempre gostei daqueles chips de tubérculos servidos em alguns bistrots! Fatias finas e crocantes de aipim, batatas, nhame e mais uma infinidade de raízes e legumes. Geralmente são servidos com algum molho ou geléia para acompanhar e servem como tira-gosto na companhia de um espumante ou cerveja. Também traduz-se numa ótima opção para aqueles adeptos a alimentação vegetariana, que não leva carne na dieta. E a leve doçura da batata doce contrasta bem com o sabor do guacamole, de origem mexicana, cujas receitas poderão ser acompanhadas a seguir. 


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

2 batatas doces com casca cortadas em tiras bem finas
Água com gelo
1 colher de sopa de óleo de girassol
Sal e pimenta a gosto
1 abacate maduro
1 dente de alho grande, esmagado
1 colher de sopa de suco de limão fresco
1 cebola pequena picadinha
1 pimenta dedo de moça pequena sem sementes picadinha
1 pitada de sal
8 tomates cereja cortados em 4 partes na vertical

Preparo:


Assim que as batatas forem fatiadas coloque-as de molho numa vasilha na água com gelo por cerca de 15 minutos. Após escorra, seque com papel toalha e acomode numa assadeira forrada de papel alumínio. Pincele com óleo e coloque as batatas para assar em um forno pré-aquecido em 200º. por 15 minutos depois vire-as e deixe por mais 15 ou até ficarem douradas. Retire do forno e tempere com sal e pimenta a gosto e sirva acompanhado do guacamole. Para o guacamole amasse o abacate e, em seguida, adicione o alho, limão, cebola, pimenta  e sal. Misture bem até formar uma pasta grossa. Acrescente o tomate, misture novamente e sirva na companhia dos chips.

Você sabia?

Guacamole tem origens indígenas, inclusive no nome. “Guaca” diz respeito ao formato do abacate e “mole” significa “molho”. Nasceu pelas mãos dos astecas que acreditavam na força do abacate, pelo seu alto teor de gordura, ou seja, uma fonte de energia. Com a invasão espanhola no México acabou sendo um dos pratos preferidos dos marinheiros espanhóis que substituíam a pimenta do preparo mexicano pelo açúcar. Esta iguaria possui um sabor exótico e combina com muita coisa. A receita atual leva além do abacate, tomate, suco de limão, cebola, coentro e alho. Creme de leite ou maionese também não são proibidos. É servido na companhia de burritos, enchiladas, tacos e mesmo carnes. O preparo é simples e não exige nenhum conhecimento específico.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário