terça-feira, 28 de julho de 2015

Turismo em Bento Gonçalves - a Rota Vale dos Vinhedos


Iniciamos a série de artigos sobre o turismo em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, pelo seu mais tradicional roteiro, a Rota Vale dos Vinhedos!
   
Talvez a mais reconhecida e tradicional rota turística de Bento Gonçalves, o Vale dos Vinhedos tornou-se um dos 10 maiores pólos de enoturismo do mundo fruto do investimento dos produtores associados que culminou na criação da primeira DOC – Denominação de Origem Controlada - brasileira de vinhos com indicação geográfica. Entre as dezenas de vinícolas do vale – algumas gigantes da viticultura nacional - é possível entre outras coisas passear de bicicleta nas charmosas vias cercadas de parreirais e deliciar-se provando singulares vinhos e espumantes, além de matar a fome entre dezenas de opções de cantinas, restaurantes, cafés e tratorias. Uma das mais significativas experiências é o Restaurante Valle Rústico comandado pelo brilhante chef Rodrigo Bellora, que transformou a pequena propriedade pertencente aos seus pais num aconchegante e intimista restaurante orgânico e sustentável, que reúne ingredientes produzidos no próprio sítio e outros vindos de produtores das redondezas. O comensal encontra um menu degustação de inspiração contemporânea mas com uma proposta bem fincada pelas mãos tradicionais e pelo olhar minimalista do chef, resultando numa saborosa e harmonizada sinfonia de comida boa com os vinhos do Vale ao melhor estilo slow food. No cardápio “experiência de outono” é possível encontrar Torresmo de Costela Bovina com Abóbora de Pescoço e Javali com Batata Doce e Cumaru.

Ingredientes orgânicos são a marca registrada do Restaurante Valle Rústico

Risoto de funcho e linguiça defumada

O trio Crocante + Creme de bergamota + Doce de leite 

O chef Rodrigo Bellora

A Valduga é uma das grandes vinícolas brasileiras presentes no Vale dos Vinhedos e que abriga a maior cave de espumantes da América Latina, com quase 130 metros de comprimento e capacidade para 3 milhões de litros da borbulhante bebida. Possui um complexo turístico com pousada, restaurante, varejo além do projeto My Exclusive Champenoise, que oportuniza aos visitantes vivenciarem todas etapas da produção de um espumante, com aulas práticas e técnicas de cultivo e fermentação acompanhados pelos enólogos da casa, jantares e almoços harmonizados, estadia e engarrafamento de uma quantidade exclusiva com rótulo e assemblage próprios.    

Vinícola é uma das grandes do país

Espumantes, brancos, tintos e rosés: Valduga trabalha todos os nichos

Turista pode provar vinho direto da barrica nas visitas guiadas

220 hectares cultivados perfazem a produção própria da Valduga

My Exclusive Champenoise leva o turista numa imersão no processo completo de elaboração do espumante  

Também a Casa de Madeira – pertencente a Valduga – reúne em seu varejo sucos, geleias, licores, acetos balsâmicos e mais uma infinidade de produtos gourmets produzidos no Vale e que podem ser adquiridos além de deliciosos almoços em seu restaurante que serve Nhoque de Batata Doce ao Sugo, Espaguete 4 Queijos, Rondeli de Abóbora ao Molho Vermelho, Polenta Mole com Molho de Carne, Alcatra ao Molho Escuro e ainda Codornas.

Decoração charmosa traz a rusticidade elegante ao Restaurante Casa da Madeira

O Nhoque de Batata Doce é um dos pratos mais requisitados da casa

Belas paisagens, comida e vinho: o encontro dos prazeres no Vale dos Vinhedos


Casa Valduga:

- Produção de 2 milhões garrafas ano sendo metade de espumantes e metade de vinhos
- 3 regiões produtivas: Campanha, Serra do Sudeste e Vale dos Vinhedos
- My Exclusive Champenoise - o consumidor tem aulas, noções, elabora o espumante, o corte, o rótulo e o nome, imerso durante 4 dias e leva 30 garrafas para casa
- 220 hectares plantados

Espumante Valduga 130 anos
Champenoise com 36 meses em contato com leveduras, leve tostado, cor palha dourado, muito presente em boca, com citricidade e acidez equilibrada


Raízes Cabernet Franc 2011
Cor rubi, aromas frutas do bosque, fresco, mineral, amoras, cerejas, groselha. Boca seca com taninos redondos e finos, groselha e framboesa, leve madeira.


Restaurante Valle Rústico – www.vallerustico.com.br
Linha Marcílio Dias - 15 da Graciema - Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves - Fones: (54) 3459.1162 e (54) 8123.0080

Restaurante Casa da Madeira – www.casadamadeira.com.br/restaurante
Via Trento, 3355 – Linha Leopoldinha - Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves – Fone: (54) 3453.5678

Casa Valduga – www.famigliavalduga.com.br
Via Trento, 2355 – Vila Leopoldina - Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves – Fone: (54) 2105.3122 

Nenhum comentário:

Postar um comentário