quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O camarão salteado!


Versátil e rápido, o camarão dá origem a receitas fáceis e saborosas.

O camarão é um ingrediente para ser saboreado o ano todo! Mas a sua indisposição ao vinho tinto e entressafra produtiva acaba empurrando-o para as estações quentes, onde o espumante e vinho branco são uma companhia perfeita a este fruto do mar. O maior cuidado com o camarão deve-se ter no cozimento, pois a sua estrutura fisiológica proíbe que seja cozido/assado/frito por tempo demasiado, sob o risco de ter-se uma carne dura e pouco suculenta. Outro cuidado é no uso dos temperos, pois se deve lembrar que o “pouco é muito” em tratando-se de camarão. Nada daqueles molhos de queijo, molhos brancos e gordurosos, cujo sabor duela com o suave paladar do crustáceo!  A seguir a receita básica e rápida do Camarão Salteado!

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

16 camarões gigantes com casca

4 dentes de alho picados

Suco de dois limões

Dill desidratado à gosto

3 colheres de sopa de azeite de oliva

Pimenta branca

Sal à gosto

Salsinha picadinha

 
Preparo:

Descongele e escorra bem os camarões. Após, seque-os em papel toalha, pois quanto mais seco estiverem, menos água irão liberar na frigideira e mais crocantes ficarão. Aqueça o azeite de oliva numa frigideira em fogo alto. Some o alho picado e em seguida os camarões. Tempere com o sal e a pimenta. Deixe por dois minutos e vire por igual tempo. Junte o suco de limão, a salsinha e o dill e sirva em seguida.

Esta receita é tão versátil que pode ser servida como prato principal, aperitivo, petisco ou o que for, seja acompanhada de chips de batata ou mix de saladas verdes.   

 


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário