segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Thasos Moscatel de Setubal DOC 2008


Originária da bacia do mediterrâneo, a casta Moscatel de Alexandria, foi uma das primeiras a chegar a Portugal trazida pelos Fenícios e Romanos há mais de 2 mil anos atrás. Aportou em Setúbal e acabou adquirindo o nome desta região onde se estabeleceu. É uma uva doce e aromática, produzindo vinhos doces um pouco aquém da Muscat Blanc. No Brasil a uva Moscatel dá origem a espumantes, em Portugal também a vinhos licorosos. O Thasos Moscatel de Setubal DOC 2008 da vinícola Caves Velhas é um bom representante desta variedade. Elaborado sem cortes possui coloração âmbar alaranjada, com reflexos de cobre. É bastante límpido e com lágrimas preguiçosas descendo a taça. Traz aromas complexos, intensos e frescos com notas frutas cristalizadas (raspas de laranja, damascos), doce de laranja, flor de laranjeira, limão, melado, especiarias e baunilha. Persistência aromática alta. Em boca é um vinho licoroso que passa longe de ser enjoativo, pois é frutado, elegante, fresco e persistente. Apresenta ao palato mel e laranja em compota, figos secos, caramelo e um toque herbáceo no final de boca, deixando-o refrescante. É harmônico, possui boa acidez e intensidade e ainda um agradável retrogosto.

Harmoniza bem como sobremesa na companhia de queijos leves (o contraponto ao gorgonzola é ótimo), frutas, pudim de leite, sobremesas portuguesas à base de ovos.

Possui 17% de álcool e o ideal é degusta-lo na temperatura de 18oC.

Você encontra o Moscatel de Setúbal na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895 em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br. 

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário