segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Viapiana safra 2011 do Expressões Marselan

A grife de vinhos finos Viapiana lança, em novembro, a nova safra do Expressões Marselan. A safra 2010 do vinho apresentou ao Brasil, o primeiro rótulo interativo. Para apresentar a safra 2011, a empresa segue o conceito de interatividade. O rótulo do Marselan apresenta um labirinto a ser percorrido por quem provar o vinho. A linha Expressões completa é composta por seis varietais.
Em comparação à safra anterior, o Marselan 2011 tem mais corpo e equilíbrio, com taninos macios, mas mantém a personalidade forte do Marselan dos Altos Montes. Em seu aroma é possível reconhecer pimenta preta, gengibre, lavanda, cassis, cravo e canela. Além disso, deixa um retrogosto longo de especiarias e ervas finas.
O Marselan tem sua origem no sul da França. A variedade é uma cruza de Cabernet Sauvignon com Grenache Noir e se adaptou muito bem no Rio Grande do Sul.
 
Elaboração:
Sua elaboração é realizada desde a colheita manual durante a manhã com duas seleções de uvas, uma no vinhedo e outra na recepção na vinícola. Desengace e leve esmagamento, adição de leveduras selecionadas, fermentação a 26ºC com 1 delestage e 2 piseagens manuais diárias. Fermentação malolática espontânea em tanques de aço inox e, logo após, afinamento de 13 meses em barris de carvalho americano e 12 meses em caves antes de ir ao mercado.
 
VIAPIANA EXPRESSÕES MARSELAN - 2011
Região / Altos Montes – Flores da Cunha/RS – Brasil
Uva / 100% Marselan
Safra / 2011
Produção / 6.000 kg/ha
Enólogo / Elton Viapiana
Características Analíticas
Teor Alcoólico: 12,32% vol.
Fermentação Alcoólica: 12 dias
Açúcar Residual: 1,9 g/l                         
Acidez Total: 6,48 g/l
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário