segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Temático Gran Reserva Blend 2007


A Argentina elabora ótimos e premiados varietais, mas tenho provado alguns cortes dos hermanos cujas habilidades na lida da uva tem trazido gratas surpresas, como é o caso do produtor Mauricio Lorca de Mendoza, com o seu o Temático Gran Reserva Blend 2007, da região de Lujan de Cuyo. É elaborado com 60% Malbec, 25% Syrah e 15% Petit Verdot estes dois últimos trazendo cor e estrutura a casta majoritária. Possui cor rubi profundo, quase turvo, de lágrimas média e lentas. Um pouco teimoso para liberar os aromas no inicio, mas com o arejamento e a fuga do álcool percebeu-se sua complexidade aromática, trazendo muita fruta vermelha em compota (framboesa, groselha e cereja), e negra (cassis), passas e chocolate. No palato repete a fruta e também, o chocolate e alguma especiaria (principalmente no final de boca – cravo e aniz) além de um toque herbáceo. É um vinho intenso, vivo, com ótima acidez e de apelo gastronômico. Seus taninos são firmes e doces, com um retrogosto agradável e final amplo. Descansa por 12 meses em barricas novas (90% em barricas de carvalho francês e 10% em carvalho americano).

Possui 14,5% de graduação alcoólica e o ideal é degustá-lo na temperatura entre 16 a 18oC

Pode harmonizar bem com carnes vermelhas assadas mas com algum teor de gordura, carnes de caça (perdiz, javali e pato selvagem), massas com molho de queijo ou carne e queijos maduros.

Robert Parker atribui 89 pontos a este vinho.
 

O produtor:

Mauricio Lorca é um renomado enólogo, que trabalhou nas mais importantes bodegas argentinas e resolveu abrir sua própria vinícola, a Temático. Sua proposta é promover o vinho argentino como parte fundamental da identidade, da qualidade e da riqueza cultural do país. Instalada na zona alta do rio Mendoza, as vinhas apresentam plantas com baixo rendimento, típico da região, permitindo extrair muita concentração de aromas, cor e taninos das uvas.

Você encontra o vinho Temático na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br.     

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário