quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A conserva de limão siciliano


Além de doces, vegetais, peixes e outros preparos também o limão pode dar origem a uma saborosa conserva!
 

 
          O limão siciliano é o mais clássico dos limões e seu uso na gastronomia e bebidas é tão extenso quanto a sua história. E a sua conserva dá origem a um tempero de raro sabor. De origem na culinária marroquina e egípcia, esta conserva salgada precisa de algumas semanas para ficar no ponto e acaba resultando uma excelente companhia com carnes, peixes, frango e legumes. Também no Oriente Médio os limões em conserva são frequentemente usados nas receitas. Seu preparo exige menos paciência que se imagina, além de ser muito fácil e simples de manusear. Esta receita é preparada com sal grosso e quando pronta permite o consumo tanto do fruto quanto da calda resultante da conserva. É usado no tempero de carnes cozidas em panela ou levadas ao forno, também em peixes enriquecidos com azeite de oliva e ervas, legumes, no preparo de saladas e canapés. Também é ótimo ingrediente para marinadas e vinagretes, trazendo o toque cítrico desejado além de dar vida a uma das versões do maravilhoso molho de limão.

A seguir a receita da Conserva de Limão Siciliano.
 

 
Ingredientes:

8 limões siciliano de casca grossa

8 colheres de sopa de sal grosso

vidro hermético ou com tampa de rosca

 

Preparo:

Não há mistério no seu preparo, pois leva apenas dois ingredientes, bastando ter cuidado para que a simplicidade não vire descaso. Lavar os limões com cuidado para retirar qualquer resquício de sujeira. Após secá-los em papel toalha. Cortar os limões em quatro partes, pela vertical. Esfregar sal grosso em todo o entorno dos pedaços e leva-los ao vidro escolhido, acomodando os limões com cuidado e para que todos os espaços sejam preenchidos com o fruto. Disponha sal entre os pedaços. O vidro deve ser fechado hermeticamente para que o ar externo não entre em contato com a conserva. Levar a conserva de limões a geladeira, onde “estagiará” por pelo menos um mês.
 
 
Vire o pote de cabeça pra baixo algumas vezes para que o sal se misture bem e repita este procedimento a cada 3 ou 4 dias. O limão “cozinhará” no sal grosso! Assim que for aberta deve ser utilizada no máximo em uma semana, sob pena de deteriorar. Para utilizar os pedaços, lave-os em água corrente para tirar o excesso de sal e corte a parte branca, utilizando somente o entorno e a calda pode ser coada.  

 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário