domingo, 3 de novembro de 2013

Narbona Tannat Roble 2010


Mais um vinho uruguaio recebido para degustação e avaliação das mãos do amigo Daniel Arraspide, grande embaixador do vinho uruguaio. Eu conheci a Bodega Narbona ano passado no Punta del Este Food & Wine Festival, tendo oportunidade de provar dois excepcionais vinhos: um Rose de Tannat (dos melhores que já bebi) e um Pinot Noir muito bom, que mostra que o Uruguai vai mais além de sua casta ícone.

O Narbona Tannat Roble 2010 possui cor rubi profundo, com lágrimas gordas e lentas. Logo ao primeiro ataque ao nariz percebe-se um vinho muito aromático, trazendo fruta vermelha silvestre do bosque, também frutas negras em compota, toque animal, suor (salgado), ervas, especiarias (alcaçuz) e pimenta-preta. Em boca repete a fruta e traz um chocolate amargo pronunciado, além de moca e final de boca herbáceo. O álcool vem destacado, mas logo arejado, melhora. Possui corpo médio, boca seca, seus taninos são redondos e marcantes e sua estrutura agradável, um vinho equilibrado e saboroso com ótima acidez gastronômica.

Passa 12 meses em barricas novas de carvalho francês.

Possui 14,2% de graduação alcoólica e deve ser servido na temperatura de 18oC.  

Harmonizei com um assado de costela bovina, o que resultou numa companhia perfeita, mas também se dá bem com outros cortes bovinos, suínos, cordeiro, algumas massas condimentadas e risotos de corpo.

Você encontra os Tannats uruguaios na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br. 

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário