terça-feira, 26 de junho de 2012

Varela Zarranz Brut Nature

Eu não havia recebido ainda comentários elogiosos sobre espumantes produzidos no Uruguai, até porque pelo clima que envolve os vinhedos não ser o mais propício a este vinho. Provei algumas taças e posso dizer que fiquei impressionado com o Varela Zarranz Brut Nature. O espumante de produção limitada a pouco mais de duas mil garrafas é produzido pelo método tradicional (champenoise) a partir de um autentico coupage blanc de blanc, ou seja um  corte de 50% Chardonnay e 50% Viognier. Houve ainda um envelhecimento sobre borras e leveduras por 24 meses em garrafa. O espumante apresenta coloração palha dourada, perlage constante e com bolhas finas e volumosas, com aromas cítricos maduros, delicados e elegantes, trazendo ainda um leve tostado. Em boca apresenta ótima cremosidade e presença, fresco, acidez equilibrada, excepcionalmente agradável de beber, com um final seco e marcante.

Possui 12% de graduação alcoólica e é ideal serví-lo na temperatura de 5°C. Harmoniza muito bem com quase tudo que seja comestível, mas recomendo degustá-lo com uma tábua de queijos e frios, frutas secas e pães, uma combinação prá lá de charmosa!


A Bodega Varela Zarranz foi fundada em 1888 e conta hoje com 110 hectares de vinhedos plantados localizados na região de Canelones, próxima a Montevidéu, produzindo cerca de 3,5 milhões de litros de vinho por ano, dividido entre vinhos finos e vinhos de mesa. Além do Brut Nature e do Maria Zarranz Brut, possui ótimos rótulos de chardonnay, cabernet franc, tannat, vinho colheita tardia e os ícones Teatro Solís e Guidaí Detí, majestosos blends muito estruturados e complexos.
Acesse o site da bodega: www.varelazarranz.com

Você encontra uma ótima variedade de espumantes na Wein Haus, loja especializada em vinhos, pelo site http://www.weinhaus.com.br/       

Nenhum comentário:

Postar um comentário