domingo, 6 de maio de 2012

Brasileiro D.O.M é eleito o quarto melhor restaurante do mundo


 Alex Atala, chef da casa, disse que foi “uma surpesa” ranquear o quarto lugar e dedicou sua colocação ao Brasil.



É uma alegria estar aqui hoje pelo sétimo ano consecutivo. O lugar que eu alcancei e o que está acontecendo hoje na minha vida, espero continuar transferindo para o meu país, para a minha gente, para a minha cozinha, pra uma geração nova de chefs e principalmente mostrar para todo o Brasil que essa é uma conquista nossa", disse Atala.

Localizado em São Paulo - Rua Barão de Capanema, 549, Jardins - o D.O.M. melhorou três posições com relação a 2011. A exemplo das duas edições anteriores, o primeiro lugar ficou com o Noma, da Dinamarca, liderado pelo chef René Redzepi. O levantamento apontou ainda o D.O.M.como o melhor colocado da América Latina. Outros dois brasileiros foram citados. O paulistano Maní da che gaúcha Helena Rizzo ficou no 51º lugar e o carioca Roberta Sudbrack em 71º.




Atala, de 43 anos, levou seu restaurante à elite da gastronomia mundial com uma cozinha que define como "simples e sustentável", feita a partir de produtos locais, entre eles alguns dos numerosos ingredientes fornecidos pela Amazônia, como a priprioca, raiz aromática que dá sabor a várias de suas receitas.

Na edição de 2012 do prêmio da "Restaurant Magazine", além do Noma, ficaram à frente do D.O.M. os restaurantes El Celler de Can Roca, em segundo, e Mugaritz, em terceiro.




A estrela do restaurante é o menu-degustação, com pratos que variam de acordo com as criações do chef, com os ingredientes disponíveis e com as restrições do cliente. O preço é de R$ 400 para oito pratos ou de R$ 280 para quatro pratos. Podem aparecer receitas como fettuccinne feito com fitas de palmito pupunha, sardinhas marinadas em vinagre de garapa e ostra com sagu do molusco mais ovas de salmão.



Saiba mais do restaurante D.O.M.  e de Alex Atala em artigo publicado neste blog pelo linck:


Confira a relação completa dos 50 colocados:

1. Noma, Dinamarca
Noma significa comida nórdica e está localizado em um antigo armazém na Dinamarca. O restaurante serve tipos variados de carne, camarões, ervas e algumas especialidades do chef Rene Redzepi. Pela terceira vez no topo da lista, o chef contou que o ranking mudou completamente o número de clientes: "Nós saímos de uma segunda-feira com 14 clientes para uma lista de espera de 1.200 pessoas".
2. El Celler de Can Roca, Espanha Os irmãos Joan, Josep e Jordi colocaram o El Celler de Can Roca como o segundo preferido de 2012. O restaurante é bem moderno e fica na pequena cidade de Girona, na costa da Catalunha. No local, são servidas azeitonas caramelizadas de entrada, que chegam à mesa em árvores de bonsai, e pratos clássicos catalães.
3. Mugaritz, Espanha O chef Andoni Luis Aduriz é bem reconhecido em San Sebastian, na Espanha. É ele que prepara os pratos do Murgaritz, que tem como especialidade pescada branca e batatas.

4. D.O.M., Brasil


Liderado pelo chef Alex Atala, o restaurante fica na cidade de São Paulo. A proposta é produzir refeições sustentáveis com ingredientes fornecidos pela Amazônia, como palmito, mandioca e sucos de frutas típicas.
5. Osteria Francescana, Itália
Elegante e moderno, o Osteria Francescana fica em Modena, na Itália, e é liderado pelo chef Massimo.
6. Per Se, Estados Unidos
Luxuoso e moderno, o restaurante Per Se contra com as especialidades do chef Thomas Keller, além de ter uma vista privilegiada para o Central Park.
7. Alinea, Estados Unidos
Em Chicago, o restaurante Alinea traz os pratos produzidos pelo chef Grant Achatz, que serve os alimentos de uma forma muito particular. Com géis, espumas e pós, ele transforma os pratos em uma obra de arte.
8. Arzak, Espanha
Tradicional na Espanha, o restaurante foi fundado no século 19. Com ambiente familiar, Arzak traz algumas novidades como pratos servidos em monitores de computador.
9. Dinner by Heston Blumenthal, Inglaterra
Um dos restaurantes mais badalados de Londres, Blumenthal é liderado pelo chef Heston Blumental, que inventou a famosa "Fruta de carne", um fígado de galinha recheado com geleia de fruta.
10. Eleven Madison Park, Inglaterra
Este restaurante de Nova York saltou 14 lugares entre os melhores do mundo desde o último ano. Ele é liderado pelo chef Daniel Humm.
11. Steirereck, Austria
12. L'Atelier Saint-Germain de Joël Robuchon, França
13. The Fat Duck, Inglaterra
14. The Ledbury, Inglaterra
15.
Le Chateaubriand, França
16. L'Arpege, França
17. Pierre Gagnaire, França
18. L'Astrance, França
19. Le Bernardin, Estados Unidos
20. Frantzén/Lindeberg , Suécia
21. Oud Sluis, Holanda
22. Aqua, Alemanha
23. Vendôme, Alemanha
24. Mirazur, França
25. Daniel, Estados Unidos
26. Iggy's, Cingapura
27. Narisawa, Japão
28. Nihonryori RyuGin, Japão
29.
Quay Restaurant, Austrália
30. Schloss Schauenstein, Suíça
31.
Asador Etxebarri, Espanha
32.
Le Calandre, Itália
33. De Librije, Holanda
34. Fäviken Magasinet, Suécia
35. Astrid y Gastón, Peru
36. Pujol, México
37.
Momofuku Ssäm Bar, Estados Unidos
38. Biko, México
39. Waku Ghin, Cingapura
40. Quique Dacosta, Espanha
41.
Mathias Dahlgren, Suécia
42.
Hof van Cleve, Bélgica
43. The French Laundry, Estados Unidos
44. Amber, China
45. Vila Joya, Portugal
46. Il Canto, Itália
47. Bras, França
48. Manresa, Estados Unidos
49. Geranium, Dinamarca
50. Nahm, Tailândia


Nenhum comentário:

Postar um comentário