quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O risoto de frutos do mar



Com a temperatura esquentando e os dias cada vez mais longos, pratos à base de frutos do mar começam a estimular o apetite! 

Fazer risoto é muito fácil! Brinco que de tão fácil consigo fazê-lo até mesmo vendado, pois basta atenção ao processo de feitura e tempo certo de cocção para que fique saboroso e tenro, na consistência exata à exigência do paladar. E para os frutos do mar aqui se deve prestar atenção no momento certo de quando devem ser levados a panela. Feito isto é correr para a adega e abrir mais um espumante!  A seguir a receita do Risoto de Frutos do Mar!    



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

2 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli
2 colheres de manteiga
Uma cebola picada
Meio pimentão vermelho pequeno picadinho
1 folha de louro
Um dente de alho picadinho
Uma taça de vinho branco seco
300g de camarões médios e crus
200g de mexilhões com casca
200g de anéis de lula
40g de manteiga
Suco de meio limão
Duas colheres de sopa de salsinha picadinha
Uma pitada de açafrão em pó
8 xícaras de caldo de galinha
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
Sal
Pimenta preta moída na hora

Preparo:

Aquecer uma panela com um fio de azeite de oliva e juntar a cebola, o pimentão e o alho, refogando em fogo médio. Quando dourar, juntar o arroz e refogar, mexendo. Regar com o vinho, cozinhando até evaporar parte do líquido. Juntar a lula, a folha de louro e o mexilhão. Diluir o açafrão no caldo de galinha e aos poucos, ir adicionando este, concha por concha, mantendo encharcado o preparo, que leva cerca de 20 a 25 minutos para que o arroz fique “al dente”. Adicionar pimenta preta e o sal. Juntar o camarão, desligar o fogo e adicionar a manteiga restante, o suco de meio limão, a salsinha e o queijo parmesão. Misturar bem, tampar a panela e deixar descansar por aproximadamente três minutos, o que finalizará o cozimento do arroz. Servir o risoto em seguida, regando com um generoso fio de azeite de oliva e decorar com ramo de salsinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário