terça-feira, 24 de setembro de 2013

Nieto Senetiner Malbec DOC 2011


O Malbec talvez seja hoje no Brasil a casta tinta fina que possui a menor rejeição entre todas, ainda não é a mais consumida, pois a Cabernet Sauvignon lidera a lista, mas está entre as mais agradáveis ao nosso paladar. Um bom representante com invejável custo-benefício é o argentino Nieto Senetiner Malbec DOC 2011, originário da região de Lujan de Cuyo, plantado a mil metros acima do nível do mar e proveniente de vinhedos com quase 50 anos de idade, é envasado pela mendocina Bodegas Nieto Senetiner, umas das tradicionais vinícolas hermanas. Amadurece cerca de um ano em barricas de carvalho francesas o que contribui para algumas características notadas na análise sensorial. Possui cor vermelho profundo, lágrimas lentas e médias. Traz aromas frutados (frutas vermelhas como cereja, morango e framboesa e negras como ameixa) e alguns florais (leve jasmim e alguma violeta discreta) integrados com a baunilha, tabaco e tostado (advinda da passagem em barrica). Em boca taninos redondos e macios, fácil de beber, corpo médio, repetindo a fruta, equilibrado e com madeira e acidez bem integradas. Um pouco quente peli álcool, mas com o arejar na taça, diminui a sensação.

Acompanha com propriedade massas com molho vermelho, cozidos, carnes vermelhas assadas, algumas aves de caça, batatas e legumes assados, e queijos maduros.

Possui 14,5% de graduação alcoólica e o ideal é degusta-lo na temperatura de 16 a 18oC.

Você encontra uma extensa variedade de vinhos argentinos na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br 

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário