segunda-feira, 6 de abril de 2015

O Carpaccio

Como toda receita tradicional, o Carpaccio também nasceu a revelia  
       
O Carpaccio é uma das entradas mais simples, saborosas e únicas que existem. E sua origem é pobre, tendo sido concebido por acaso num beco sem saída perto da Praça São Marcos, em Veneza, mais precisamente na Calle Vallaresso, 1232, localização do Harry's Bar, do mago Giuseppe Cipriani que em noventa anos já recebeu Ernest Hemingway, Orson Welles, Aristóteles Onassis, Maria Callas, Truman Capote e Charles Chaplin, entre outros famosos. E entre os drinks Bellini e Tiziano de autoria de Cipriani, a iguaria cresceu. Em 1950 a condessa Amália Nani Moncenigo pediu a seu velho amigo Giuseppe, que lhe preparasse algo com carne crua (rica em ferro) - exigência do seu médico, que tentava curá-la de severa anemia. Surgiram então lâminas muito finas de carne crua, acompanhadas de molho à base de mostarda. O nome foi escolhido por estar havendo na cidade exposição do pintor renascentista Vittore Carpaccio (1460-1525), conhecido por usar em todos os seus quadros luminosos tons vermelhos, a cor da carne crua. Desembarcou no Brasil na década de 70, em São Paulo, pelas mãos do restauranteaur Massimo Ferrari em seu restaurante homônimo. Outros comensais atestam que nesta mesma década de 70, o restaurante italiano no Grande Hotel Ca’d’Oro em São Paulo foi o primeiro a servi-lo, trazido pela família Guzzoni.

A seguir a receita original do Carpaccio criado por Giuseppe Cipriani:


Ingredientes:

300g de lagarto
60 ml de maionese
2 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de chá de molho inglês
Tabasco
Sal a gosto
Rúcula
Queijo parmesão

Preparo: 


Coloque a carne no congelador, depois retire e corte em lâminas muito finas. Num bowl misture maionese, creme de leite, mostarda, molho inglês - até obter creme homogêneo. Tempere com sal e tabasco. Arrume a carne em prato de vidro, colocando no centro o molho. Decore com folhas de rúcula e lâminas de queijo parmesão.








1. O lagarto é separado do coxão duro (à esquerda)
2. Remoção dos nervos e gorduras de todos os lados
3. Peça pronta para ser transformada em Carpaccio
4. Cortes em fatias finas, para serem batidas
5. Montagem artesanal do Carpaccio

  
Você encontra cortes bovinos nobres na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário