quarta-feira, 29 de abril de 2015

Todos os detalhes da Expovinis Brasil 2015


 Por mais que saibamos sobre vinhos, ainda assim sabemos muito pouco!

Esta é a frase que resume a grandiosidade da Expovinis Brasil 2015, ocorrida em São Paulo na semana passada, cidade que foi palco mais uma vez da maior feira de vinhos da América Latina – em sua 19ª. edição – e reuniu nos pavilhões do Expo Center Norte um leque de 500 expositores – em sua maioria produtores de vinho – de todas as principais regiões vinícolas do mundo que trouxeram mais de 5.000 rótulos para avaliação e degustação.  

Um público de milhares de pessoas formado por profissionais do setor, importadores, imprensa, enófilos, compradores de grandes varejistas e amantes do vinho puderam interagir com o que há de melhor em representatividade de vinhos e lançar olhos sobre as novidades e tendências do setor nos 3 dias de exposição. 

Como funcionou?


Na entrada do evento o público adquiria uma taça e com ela percorria as dezenas de estandes que abrigaram as centenas de produtores – cada qual com cerca de 10 rótulos na mostra – e degustavam o que tinham interesse, além de poder conversar pessoalmente com os vinhateiros da maioria das regiões produtoras do planeta. Paralelo ao evento ocorreram palestras, degustações premium, bate-papos sobre tendências e comercialização.  Muitas foram as novidades apresentadas, algumas das quais podem ser acompanhadas a seguir.

O vinho em minigarrafas:


Chamou atenção o pequeno estande no espaço de Portugal pela intensa movimentação. Lá estava Ricardo Aleixo, produtor português da vinícola Real Cave do Cedro, da cidade de Aveiro, divulgando seus vinhos comercializados em pequenas garrafas de 255ml, destinada ao consumo rápido e com um perfil mais jovem. A vinícola fundada pelo seu avô e pai guinou a direção quando ele assumiu e propôs a ideia que aqui no Brasil usualmente se vê em espumantes vendidos em pequenas garrafas e muito consumidos em baladas e bares descolados. Segundo Ricardo, hoje a produção representa o maior percentual do total engarrafado pela vinícola, número a dar inveja a 98% das vinícolas brasileiras. Na Europa é comercializado a 1 euro e a participação na Expovinis teve o intuito de buscar importador para o produto. São quatro short wine engarrafados: um branco e três tintos, entre os quais um Syrah com 14,5% de graduação alcoólica e um dos tintos para ser degustado gelado.  



Os Vignerons:


A região produtora de Champagne na França é largamente conhecida por ser berço do espumante homônimo mais espetacular do mundo. “Os” Champagnes que mais conhecemos no Brasil são aqueles engarrafados pelas marcas das “Maisons” (“Casas”), que apesar de terem fama internacional, representam menos de 2% dos produtores de Champagne. Os outros 98% são chamados de “Vignerons” (vinhateiros), ou seja, são aqueles que além de elaborar o Champagne, cultivam as próprias uvas, controlando assim o processo por inteiro, do plantio até a comercialização. 


Os Vignerons produzem um sem-número de Champagnes, que revelam expressões de cada terroir e de cada “savoir-faire” do vinhateiro, carregando a tradição vitivinícola das gerações passadas. A fim de dar notoriedade aos Champagnes produzido nos vinhedos, o Sindicato Geral dos Vignerons do Champagne criou em 2001 a marca coletiva “os Champagnes de Vignerons” que agrupa todos os viticultores e cooperativas de viticultores que comercializam o próprio Champagne. A entidade congrega mais de 5 mil Vignerons (de um total de 16 mil existentes) que são responsáveis por 90% da área cultivada da região de Champagne; 34% das vendas totais da bebida e produção de 100 milhões de garrafas.

Os vinhos laranjas:

A Importadora Decanter é uma das pioneiras na comercialização de vinhos laranjas importados da Europa para o Brasil. Tais vinhos remetem aos primeiros vinhos produzidos no mundo, lá na antiguidade, mais precisamente na região do Cáucaso onde hoje é a República da Geórgia. Possuem em geral coloração alaranjada decorrente da maceração das uvas brancas com o mosto, tal como o processo produtivo dos vinhos tintos a partir de uvas tintas. A vinificação oxidativa reforça esta pigmentação da matéria colorante e alguns produtores utilizam as peculiares ânforas da Geórgia. Tais vinhos são absolutamente sui generis, únicos, com coloração do turvo ao límpido e aromas carregados de notas florais, compotas de frutas cítricas e frutas secas e também nuances minerais. Em boca geralmente são firmes e estruturados, tal como um tinto, mas com o frescor e a mineralidade de um bom branco. A Itália é a precursora como produtora atual de vinhos laranjas.  Sua diversidade gastronômica também impactam pois acompanham muito bem desde peixes e crustáceos até carnes vermelhas.

A uva País:

Uma das castas mais antigas das américas, a uva País, trazida pelos padres jesuítas – e tão antiga quanto a uva Creole - , é um dos grandes resgates feitos por alguns viticultores chilenos. 
Tal uva vem apresentando um grande potencial para vinhos finos, tintos e espumantes. 
A País dá fruto a vinhos de coloração rubi clara, leves e saborosos, com uma profusão aromática muito boa – framboesa e cereja em destaque - e boca redonda e fácil de beber. Um dos bons vinhos País presente na Feira foi o Chilcas País 2011 com toque de pimenta preta e especiarias no nariz e ótima persistência.


Os vinhos brasileiros que chamaram atenção:

Guatambu Épico - blend tinto composto por 4 castas - Cabernet Sauvignon, Merlot, Tempranilo e Tannat – de 4 safras distintas – 2011 a 2014 -  mostrou-se de corpo médio, muito frutado, redondo e fácil de beber, por sinal diferente do que se esperava pelas potentes uvas usadas. 
Está longe de ser um daqueles cortes pesados e volumosos. A passagem por barrica deixou o vinho manso mas não tirou-lhe a vivacidade, o frescor e a elegância. 

Top da vinícola de Dom Pedrito Campeão na Categoria Tintos Corte no concurso Grande Prova de Vinhos do Brasil.

Pizzato Vertigo Brut Nature - como o próprio enólogo Flávio Pizzato atestou, o Pizzato Vertigo Brut Nature é o espumante mais interativo do Brasil, pois é o consumidor que escolhe quanto tempo o mesmo ficará e contato com as leveduras (vai ao mercado já com 33 meses em contato com as mesmas), pois neste borbulhante não ocorre o chamado “dégorgement” (congelamento do gargalo com consequente abertura e retirada das leveduras e sedimentos) o que dá origem a um espumante turvo, repleto de leveduras na taça, de coloração palha com reflexos esverdeados com aromas cítricos, avelãs, brioches e amêndoas. Em boca muito fresco, vivo e com fantástica acidez. Tal espumante foi destaque Espumante Revelação do Ano no Guia Descorchados 2015.


O melhor vinho provado:

É impossível algum visitante normal provar mais que 30 ou 40 rótulos num oceano de rótulos como os a mostra na Expovinis. Qualquer apaixonado pela bebida de Baco passaria uma semana somente degustando as opções dos produtores franceses, por exemplo. Ainda assim, fora os vinhos premiados pelos jurados do Top Ten – os melhores vinhos daqueles que foram inscritos da feira para o concurso – alguns rótulos chamavam muita atenção, um dos preferidos foi o espanhol de Rioja, o El Puntido 2011, da vinícola Viñedos de Páganos, um Tempranillo corpulento, sedoso, untuoso e maduro, com ótima fruta negra e leve picância e tostado nos aromas. Um vinhaço!

Além das taças - conversas nos bastidores:


- Flávio Pizzato estava eufórico com a presença de seu novo e exclusivo espumante Vertigo eleito espumante destaque do Guia Descorchados 2015

- A gaúcha ConceitoCom é a nova empresa de assessoria de imprensa da Vinícola Peterlongo

- Valter Pötter – capo da Guatambu Estância do Vinho – era só sorrisos com a receptividade ao seu vinho premium Épico elaborado pelas mãos dos enólogos Gabriela Pötter e  Alejandro Cardozo

- O Brasil é o mercado da vez mirado pelos pequenos e médios produtores europeus, em especial Portugal e França

- Dirceu Vianna Jr, o  único master wine brasileiro, desfilou simpatia, conhecimento e conteúdo pelos corredores da Feira

- A Don Guerino, vinícola gaúcha de Alto Feliz – lançou no espaço Vinhos do Brasil o seu Malbec Vintage, um vinho leve, aromático e muito fácil de beber

- Grandes vinícolas brasileiras não foram vistas no evento deste ano, entre as quais Miolo e Valduga

- Em 2014, o Brasil importou 1.075.187 garrafas de Champagne por um valor de 19 milhões de euros o que o coloca na 24ª. posição entre os maiores compradores do espumante.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário