quarta-feira, 29 de abril de 2015

Guatambu recebe cinco medalhas na Grande Prova Vinhos do Brasil

Vinho Épico foi Campeão na categoria Tintos Cortes e espumantes produzidos pela vinícola receberam medalhas de ouro e prata

Isadora, Valter e Nara Pötter, capos da Guatambu

A Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, RS, recebeu na última quarta-feira, dia 22 de abril, cinco medalhas na Grande Prova Vinhos do Brasil 2014-2015. O evento de divulgação da avaliação, promovida pelo Ibravin em parceria com o Grupo BACO, ocorreu durante o primeiro dia da ExpoVinis 2015 e também marcou o lançamento do Anuário Vinhos do Brasil 2015.

O vinho Épico, lançamento da vinícola na feira, foi o campeão na categoria Tintos Cortes. Conforme Gabriela H. Pötter, enóloga da Guatambu, nesta categoria concorreram inúmeros vinhos brasileiros emblemáticos e bastante premiados, sendo uma das disputas mais acirradas da grande prova, e por isto este prêmio tem um grande valor e responsabilidade. Expoente de mais alta gama da vinícola, o Épico foi elaborado com pequenas reservas de vinhos de quatro diferentes safras (2011, 2012, 2013, e 2014) das melhores parcelas dos vinhedos de Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat e Tempranillo, sendo que todos passaram por carvalho francês e americano.

O nome “Épico” representa a trajetória do projeto da vinícola, iniciado há 12 anos, além do grande período de produção desse rótulo, desenvolvido ao longo de cinco anos e coroando um novo estágio na produção da Guatambu. O rótulo já está à venda no site da vinícola e em seus pontos de venda, lojas especializadas e restaurantes, ao preço médio de R$140,00.

Os espumantes da Guatambu conquistaram quatro medalhas, duas de ouro e duas de prata. Da safra 2013, os rótulos Brut Rosé e Rastros do Pampa Brut receberam ouro. Os espumantes Extra Brut safras 2012 e 2011 alcançaram prata na categoria Espumante Extra Brut, Nature Branco.

O Anuário Vinhos do Brasil 2015, uma publicação bilíngue (português-Inglês), em formato de revista Premium, editada em parceria entre o Grupo BACO Multimídia e o Ibravin, traz um panorama completo da indústria do vinho brasileira, com um raio-X das regiões produtoras, dos vinhos, do enoturismo. A publicação é distribuída no Brasil e em mais de 100 postos e embaixadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). O anuário traz ainda entrevistas nacionais e internacionais e matérias abordando atualidades e tendências do setor.

A Grande Prova Vinhos do Brasil 2015 ganhou destaque especial na publicação. A prova reuniu cerca de 700 rótulos, de 87 produtores de sete estados, apresentados em 22 categorias, com 23 vencedores. Para o presidente do júri, o jornalista especializado em vinhos Marcelo Copello, uma medalha garante a visibilidade do rótulo no Brasil e nos demais países em que o Anuário circula. "Este resultado ainda é utilizado como referência para elaboração de portfolio de importadoras e cartas de vinho em hotéis e restaurantes, por exemplo", acrescenta.


O júri foi composto por 17 profissionais de vários estados e convidados internacionais, como o master sommelier português João Pires, radicado em Londres, além de representantes do Ibravin, do Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho (Sindivinho/RS), da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), de jornalistas especializados e de sommeliers. A degustação ocorreu entre os dias 8 e 12 de dezembro, no Rio Othon Palace Hotel, em Copacabana, no Rio de Janeiro, sendo auditada durante toda a sua realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário