sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Livro “Os Solos do Vale dos Vinhedos” será lançado hoje

 

Livro “Os Solos do Vale dos Vinhedos” será lançado no dia 13 de setembro, com chances de se tornar referência internacional para a produção de vinhos de qualidade
 

Um estudo detalhado acerca dos solos do Vale dos Vinhedos será publicado em forma de livro nesta semana. Investigação das características morfológicas do solo, análises físicas, químicas e mineralógicas fazem parte do estudo, que conta ainda com mapas da distribuição espacial. Com tiragem exclusiva de 200 exemplares, o livro será lançado nesta sexta-feira, dia 13, às 15h30min, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves.

A Embrapa, por meio das unidades Uva e Vinho e Clima Temperado, e as universidades de Caxias do Sul (UCS) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – esta por meio do Centro de Ecologia (Ceneco) – trabalham, desde 2005, no projeto de pesquisa Desenvolvimento de Indicações Geográficas e Alerta Vitícola para o Arranjo Produtivo Local de Viticultura do Rio Grande do Sul (APL Vinhos), liderado pela Embrapa Uva e Vinho, na figura do pesquisador Jorge Tonietto. É no projeto que se insere o detalhamento dos solos da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos.

“Para nós é um orgulho ser tema de uma importante publicação como esta”, garante o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Juarez Valduga. Em 2002, o Vale dos Vinhedos foi reconhecido como a primeira indicação geográfica do país, a Indicação de Procedência (IP). Desde o ano passado, após um trabalho persistente da Aprovale, obteve também o reconhecimento da Denominação de Origem (DO), determinada pelo meio geográfico, incluindo fatores naturais e humanos.

O levantamento detalhado de solos do Vale dos Vinhedos será útil a vários públicos, produtores e técnicos, que terão à disposição informações sobre os fatores agronômicos que condicionam o uso do solo e o potencial deste para a viticultura. Com os dados oferecidos pelo estudo, considerando as características de cada tipo de solo, será possível definir, no processo de planejamento da implantação de um vinhedo, as cultivares de uva mais aptas a obter resultados de excelência.

O trabalho foi desenvolvido para apresentação na escala 1:10.000, em função dos objetivos (vitivinicultura) e da base cartográfica disponível. O estudo, do qual fazem parte, ainda, os pesquisadores Reinaldo Oscar Pötter (consultor, pesquisador aposentado da Embrapa Florestas), Eliana Casco Sarmento (UFRGS), Eliseu José Weber (pesquisador-associado da UFRGS) e Heinrich Hasenack (Ceneco-UFRGS), foi financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal (Fapeg).

O livro Os Solos do Vale dos Vinhedos será disponibilizado, a partir de seu lançamento, nos sites das instituições envolvidas com o levantamento que deu origem à publicação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário