quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O Kibe


Preparado com ingredientes frescos, o kibe cru atrai tanto pelo seu sabor quanto pelo exotismo

O Kibe (ou quibe) é uma iguaria tão espraiada pelo Brasil que às vezes confunde-se como sendo um prato da culinária tupiniquim. Mas aqui foi introduzida pelos imigrantes sírio-libaneses. Basicamente é preparado utilizando-se de carne moída e temperos, somado ao trigo de boa qualidade. Sua origem remonta a época do Império Otomano e desde então
espalhou-se pelas culturas  de países como Jordânia, Palestina, norte da África, Turquia, Chipre, Península Arábica, Armênia, República Dominicana, EUA e, por fim, Brasil. Dizem que o kibe cru ou kibbeh nayyeh, é um prato originário do norte do Líbano, sendo considerado o prato nacional não só neste pais, mas também na Síria e no Iraque, em muitos acompanhado do licor de arak. O nome deriva de “kubbeh” que em árabe significa “bola”. No Líbano, as famílias festejam quando, já na adolescência, as garotas mostram habilidade com os dedos considerados "abençoados", que servem para preparar deliciosos quibes, o que é sinal de bom agouro e pode significar "moça boa para casar". No Brasil o kibe popularizou-se e se espalhou por lanchonetes e bares, sendo oferecido em versões frita e assada.

A seguir a receita do Kibe Cru.
 

Ingredientes
(para 6 pessoas)

1 kg de carne bovina (patinho) sem nervos e sem gordura, moída na hora
1 xícara de trigo para kibe
2 tomates bem vermelhos, sem sementes e cortados em quatro pedaços
2 cebolas médias cortadas em quatro
Meio copo de água gelada
Sal a gosto
Pimenta síria a gosto
Ramos de hortelã fresca
Cebolinha verde
Azeite de oliva
Pitadas de cominho moído

Preparo:

 
Moer a carne passando duas vezes pelo moedor. Na segunda vez junte antes de moer a hortelã, a cebola, e o cominho e reserve. Lave bem o trigo deixando de molho por cerca de 10 minutos. Escorra com as mãos, espremendo bem, para retirar toda a água. Após, junte a carne moída com o trigo – aos poucos - e o sal e a pimenta. Amasse bem com as mãos e umedeça com água gelada, até obter uma mistura homogênea. Transfira essa mistura para uma travessa, dando a ela o formato de um losango, fazendo traços na superfície para marcar. Regue com bastante azeite de oliva e sirva acompanhado de cebolas cruas, folhas de hortelã, cebolinha verde e é claro, um pão sírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário