terça-feira, 13 de agosto de 2013

Casa Venturini Tannat 2011

Numa das degustações de nossa Confraria do Sagu o tema foi de vinhos da casta Tannat, com a degustação e avaliação às cegas de vários rótulos uruguaios mas com um intruso em seu meio, um Tannat gaúcho que fez bonito naquela noite, o Casa Venturini Tannat 2011, da vinícola homônima de Flores da Cunha – RS.
De coloração rubi intenso e lágrimas médias e lentas, impressionou pela sua limpidez. Possui aromas frutados, muito fresco, trazendo cereja, framboesa, ameixa além de baunilha, tabaco e especiarias. Em boca é um vinho macio e equilibrado, vivo e quente, com taninos redondos, corpo médio e vivo, repete a fruta vermelha, com ótima persistência e agradável retrogosto. Um vinho fácil de beber pelo seu correto conjunto! Este Tannat vem de videiras cultivadas na região da Campanha Gaúcha, em Santana do Livramento. Passa 18 meses repousando em barricas de carvalho francês e possui ótimo custo/benefício.  
Acompanha bem carnes vermelhas grelhados, algumas caças, cordeiro, queijos maduros e alguns molhos médios.  
Possui 14% de graduação alcoólica e o ideal é ser servido na temperatura de 16 a 18˚C.
Para aqueles que torcem o nariz quando se fala em vinho brasileiro, este é mais um exemplo de que aqui se faz muita coisa boa!
Você encontra os Tannats gaúchos na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br 
E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário