quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Sinfonia de Frutos do Mar



Sou decididamente um venerável apreciador de frutos do mar! Sempre que posso, fazem parte dos jantares que ofereço concorrendo em preferência as carnes assadas tenras e suculentas. E nos variados pratos, o segredo é a manutenção da simplicidade das receitas, com o zelo necessário a correta labuta do preparo.  E para celebrar esta fantástica cozinha, segue uma bela ceia, fácil de fazer e bastante envolvente: a Sinfonia de Frutos do Mar. Cada membro da família ou, esta sendo maior, cada grupo de pessoas, pode se encarregar de preparar uma das partes.

Orquestra de Filés
 

Ingredientes:

1 kg de filé de salmão
1 kg de filé de namorado
1 kg de filé de cação ou linguado
2 limões
Sal
Pimenta branca
Azeite de oliva

Preparo:

Temperar os filés com o suco dos limões, uma boa pitada de pimenta e sal à gosto (lembre-se que como vai à brasa deve ser bem salgado). Sobre cada filé adicionar um fio de azeite de oliva. Forrar cada grelha em cima e em baixo com papel alumínio e acomodar os filés. Levar ao fogo da churrasqueira por cerca de 15 minutos, virar e deixar mais 15. Retirar o papel alumínio com cuidado e deixar por mais 5 minutos cada lado, mais próximo ao fogo. Assim que der uma tostadinha, servir. O peixe deve manter o seu sabor original sem muita invenção no tempero. Pode-se fazer molhos, como o de alcaparras e azeite de oliva ou molho de ervas, mas devem ser servidos em separado. Nada substitui o sabor original de um filé de salmão!

Solo de Lula à Provençal

 
Ingredientes:
 
1 kg de lula já limpa e cortada em anéis
Salsinha fresca picada
Um limão
3 dentes de alho picados
100 g de manteiga
100 ml azeite de oliva
Sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:

Lavar e escorrer os anéis de lula e temperar com o suco do limão. Deixar descansar cerca de 10 minutos e secar em papel toalha. Aquecer em uma frigideira a manteiga e o azeite de oliva e somar o alho picado. Quando estiver bem quente adicionar a lula e temperar com o sal e a pimenta do reino. Deixar fritar por cerca de 3 a 4 minutos mexendo sempre, juntar a salsinha e servir acompanhado de rúcula e agrião, formando uma belíssima entrada!  

Camarão do Maestro

 
Ingredientes:
 
1 kg de camarão médio sem casca
4 tomates médios maduros sem pele e sementes picados
Uma cebola média picada
Um dente de alho
Azeite de oliva
Um limão
Uma colher de sopa de manteiga
Salsinha picada
Uma colher de chá de vinagre balsâmico
Sal
Pimenta do reino

Preparo:
Temperar o camarão com o suco do limão. Em seguida aquecer a manteiga em uma panela e “puxar” o camarão rapidamente – cerca de dois minutos – apenas para deixá-lo avermelhado. Retirar o camarão e reservar. Nesta mesma panela, adicionar umas 3 colheres de sopa de azeite de oliva e fritar o alho e a cebola até amolecer. A seguir adicionar o tomate e fritar por cerca de 5 minutos cuidando para acrescentar água se for necessário. Temperar com o sal e a pimenta e deixar cozinhar por cerca de 15 minutos. Provar e corrigir a acidez com uma pitada de leve de açúcar. Devolver o camarão para a panela e somar o vinagre balsâmico. Corrigir o tempero, cozinhar rapidamente e juntar a salsinha picada. Servir para acompanhar os filés e um arroz branco.      

 

 

 

      


Nenhum comentário:

Postar um comentário