quarta-feira, 6 de julho de 2016

O Papardelle di Antonia!

Resgatando algumas saborosas e inesquecíveis receitas e voltando um pouco mais de 5 anos no tempo, não há como não falar desta!

20 de março de 2011 - Este último final de semana foi mágico para mim, pois no sábado à noite nasceu a Antonia, minha primeira filha! Alguns amigos comentavam-me durante os nove meses de gestação que a mãe assim já se sente desde a fecundação, sublime momento posterior a emblemáticas junções corporo-sentimentais, mas que o pai, outrora relevado ao posto único de fecundador, se dá conta de tão magnânima sensação somente ao pegar o rebento em seus braços. E tinham toda a razão! E ainda embriagado pelo papaizado da primogênita recente, eis que a receita que hoje apresento foi o último prato criado e preparado para a mamãe da Antonia – minha amada esposa Aline - antes de seu nascimento, que acabei batizando de Papardelle di Antonia


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

800g de filé de salmão
100g de salmão defumado picado
300g de nata
100g de pimentão vermelho e verde picadinhos
quatro colheres de sopa de cebola picadinha
três colheres de sopa de cebolinha verde picada
50g de manteiga
Azeite de oliva
Um limão
Sal e pimenta do reino moída

Preparo:

Em uma frigideira adicione um fio de azeite de oliva e em fogo médio disponha o filé de salmão temperado com sal e suco de limão e sele cada lado por dois minutos, iniciando pelo lado da carne e depois o da pele. Retire, separe a carne da pele e com o auxílio de dois garfos, desfie e salmão em grandes lascas. Reserve. Nesta mesma frigideira – desde que não haja restos de pele de salmão – junte a manteiga, o pimentão e a cebola e refogue bem. A seguir junte o salmão defumado e refogue em fogo médio rapidamente, adicionando em seguida as lascas de salmão. Deixe fritar por instantes e mexa para incorporar os sabores. Junte a nata e a cebolinha, corrija o sal e adicione a pimenta. Mexa bem sem ferver, escorra o papardelle já cozido no seu tempo, coloque-o em um prato e sobre este o molho de salmão. Sirva a seguir!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário