quarta-feira, 1 de junho de 2016

San Pedro de Yacochuya 2012 - rústico mas sem perder a ternura

Fui apresentado aos excelentes vinhos San Pedro de Yacochuya pela taça do amigo Carlos Klemm, numa de suas andanças pela região de Salta, onde localiza-se a vinícola na Argentina, encantou-se pela estrutura e corpo de tais tintos. A bodega fica em Cafayate a 1.600m de altitude. Na participação societária há a presença de Michel Roland, conhecido flying winemaker, com passagem e consultoria até mesmo pelo Brasil. 

O tinto San Pedro de Yacochuya 2012 ocupa a posição intermediária nos vinhos da bodega, é elaborado por um corte de 85% de Malbec e 15% de Cabernet Sauvignon com estagio de 12 meses em barricas de carvalho francês. 

Os vinhos da vinícola carregam um considerável álcool – 15,5% neste – mas que passa desapercebido tamanho o equilíbrio do conjunto.

Possui cor rubi escura quase turva, lágrimas muito lentas e gordas. Aromas inicialmente mais sérios e com álcool destacado, mas com o arejamento trouxe frutas vermelhas e negras em compota, chá preto, terra, suor, couro, floral violeta.  

Boca muito potente com destacado cacau, caramelo, tostado, fruta negra macerada, taninos redondos e suaves. Um toque de frutas vermelhas com leve aroma herbáceo no nariz e na boca. Talvez precise de mais tempo em garrafa, com agradável rusticidade e complexo. Amplo e persistente final de boca, com chocolate amargo.

Combina bem com carnes grelhadas na brasa, molhos encorpados, massas com molhos vigorosos e queijos duros.

Você encontra uma extensa variedade de rótulos argentinos na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone (51)3711.3665 e site www.weinhaus.com.br
     

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário