sexta-feira, 10 de junho de 2016

Dicas de comida e vinho para o Dia dos Namorados

Está chegando mais um Dia dos Namorados e nada melhor que algumas dicas de comida e vinhos para aproveitar ao máximo esta especial data.


Para aqueles pombinhos que desejarem escolher um restaurante para jantar ou almoçar no sábado e domingo praticamente todas as cidades são bem servidas de opções gastronômicas, com inúmeros restaurantes e bistrôs, portanto a tarefa de reservar dois lugares para a data é muito mais difícil que a dúvida de onde ir e o que pedir. 


Pratos à base de frutos do mar agradam, assim como a fondue sempre ótima opção. Comida japonesa com alguma opção de prato quente além de sushi e sashimi sempre é charmosa. Massas e risotos acompanhado de um bom vinho tinto também vale.

Eu apostaria numa entrada saborosa com pãezinhos e molhinhos variados, uma boa salada, um prato principal à base de proteína mas reduzido na porção e não tão pesado e muitas fichas numa sobremesa caprichada , marcando bons pontos com a pessoa amada. As comidas mais divertidas como pizza e hambúrgueres não são proibitivas, mas usualmente sugerem ser degustadas mais numa roda de amigos do que a dois.


Para aqueles que preferirem comemorar em casa elaborando alguma receita a pedida são pratos mais leves, sem tanto carregamento de gordura e fáceis no preparo. Mais atenção do que deve ser preparado é o contexto em que a comida se encaixará, percepção aos detalhes, na decoração da casa - velas, aromatizador no ambiente, mesa bem posta, taças corretas, música intimista - e do momento, o que vale é o conjunto, o clima de romantismo criado. E de nada adianta tal dedicação e presteza aos detalhes se o amor e a paixão são ilegítimos... A comida é o complemento, o principal é o sentimento. A comida alimenta o corpo, a bebida aquece a alma e o sentimento nutre o coração. Em encontros românticos a mulher quase sempre come pouco ao contrário do homem, que pode acabar exagerando na medida da comida e bebida e esquecer o romantismo do momento, portanto, atenção a tudo. E como tempero eu indicaria duas colheres de sopa de carinho, uma taça de amor, duzentas gramas de respeito, uma caixinha de charme, folhas de romantismo, pitadas de paixão e sex appeal à gosto!

No tocante aos vinhos para fazer harmonização com os pratos percebe-se que as mulheres em geral tem no espumante uma predileção. Claro que indicaria algum exemplar gaúcho que estão entre os melhores do mundo. O moscatel apesar de docinho enfastia a parte masculina, já o Brut branco as garotas acham difícil, no equilíbrio desta equação um Brut rosé iria muito bem. 


O vinho também faz um papel digno de companhia, sua escolha leva em conta o prato escolhido. Os brancos Chardonnay ou Sauvignon Blanc recepcionam a maioria dos pratos que encaixam com vinho branco, geralmente caldos, saladas e frutos do mar e os tintos Pinot Noir, Syrah ou Malbec se dão bem com pratos à base de carnes vermelhas, massas e risotos. E por fim - como sempre menciono ao indicar bebidas - o melhor vinho é aquele que você e a pessoa amada mais curtem degustar!



Um Feliz e Apaixonante Dia dos Namorados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário