sábado, 11 de junho de 2016

Brasil, Argentina, Portugal e Uruguai levam Grande Ouro no 8º Brazil Wine Challenge

Grande Ouro para Brasil, Argentina, Portugal e Uruguai - 8º Brazil Wine Challenge, realizado na Serra Gaúcha de 7 a 10 de junho com a chancela da OIV, premiou 187 rótulos de 623 inscritos por 17 países


Durante três dias, Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, viveu mais um grande momento do mundo do vinho. O VIII Brazil Wine Challenge, realizado de 7 a 10 de junho, reuniu 53 especialistas nacionais e internacionais para avaliarem 623 amostras de vinhos e espumantes vindas de 17 países. Os rótulos premiados no único concurso brasileiro com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE), foram conhecidos no jantar de encerramento desta sexta-feira, 10, no SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, no Vale dos Vinhedos. Brasil, Argentina, Portugal e Uruguai foram as estrelas da noite.


Realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e pela Revista Adega, o Brazil Wine Challenge reuniu rótulos da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Itália, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai, consolidando-se como um dos mais importantes das Américas. Das 623 amostras inscritas, 30% foram premiadas, ou seja, 187 medalhas, sendo quatro Grande Ouro, 113 Ouro e 70 de Prata. O Brasil, por ser o país sede e reunir o maior número de amostras inscritas, alcançou 114 medalhas, seguido por Portugal com 34, Uruguai com 12, Argentina com 10, Chile com sete e Alemanha com três. Austrália, Estados Unidos, França, Grécia e Nova Zelândia obtiveram uma medalha cada.

O grande destaque caiu sobre Brasil, Argentina, Portugal e Uruguai, países que ostentaram as quatro Grandes Medalhas de Ouro. Isso significa que estes quatro rótulos se sobressaíram sobre os demais com pontuação acima de 93 pontos. “A conquista de cada Grande Ouro é sempre muito comemorada por qualificar não apenas o evento, mas também por mostrar na taça que produtos de excelência são elaborados no mundo todo. O Brasil estar entre eles, representado por uma vinícola familiar, é motivo de orgulho para todos nós”, comemora o presidente da ABE, enólogo Juliano Perin. Segundo ele, o Brazil Wine Challenge possui expressiva representatividade no número e na procedência de amostras, reafirmando o potencial dos vinhos e dos especialistas brasileiros, capazes de se manter no mesmo patamar de nomes internacionais.
 
Juliano Perin, presidente da ABE
Para o vice-presidente do concurso e publisher da Revista Adega, Christian Burgos, o trabalho está apenas começando. “Fechamos o Brazil Wine Challenge com chave de ouro, o que nos motiva a dar início a um intenso trabalho de divulgação junto ao mercado. Temos um calendário de ações que inclui degustações e eventos com consumidores e ações com a imprensa para apresentar o que descobrimos de melhor na taça”, comenta.


Foram 12 horas de degustações. Os seis júris, formados por cinco especialistas cada, além do presidente da mesa, provaram vinhos, espumantes, vinhos licorosos e destilados. Todo concurso contou com um sistema de avaliação totalmente informatizado, que garantiu maior agilidade e segurança na captação e tabulação dos dados. Implantado ainda na edição de 2010, o sistema apresentou excelente desempenho, colocando a avaliação entre as mais organizadas do mundo.

Grande Ouro:

Viñavida - Viñavida Business Class Malbec Reserva  2013      Argentina

Milantino Vinhos Finos -  Milantino Gran Reserva 2005      Brasil        
           
Quinta de Lemos - Quinta de Lemos Dona Georgina 2009      Portugal    
                        
Bodega Rodriguez Bidegain - Aripuca Licor de Vino Tannat 2014      Uruguai                                                                                                                                                                                * fotos de Jeferson Soldi                

Nenhum comentário:

Postar um comentário