quinta-feira, 9 de junho de 2016

A costela de tambaqui e a insustentável leveza do ser!



Quanto mais simples o preparo e tempero, melhor esta iguaria se apresenta!

Tambaqui é um peixe primo do pacu – que já ocupou este espaço numa receita recheado e levado à brasa – também de água doce e conhecido também como pacu vermelho, devido as semelhanças e sabor. É amplamente encontrado em matas alagadas na região Norte do Brasil além de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná. Também sua reprodução artificial vem sendo feita com sucesso e ocupando principalmente açudes e lagos de pesque e pague. Pode chegar a quase 1 metro e 30 kg de peso.

Outro dia a Márcia Moraes – da Peixaria Santa Cruz filial Arroio Grande – visitou-me trazendo em mãos uma novidade em sua peixaria: as costelas de tambaqui. Entre o bate-papo e ideia de como preparar deixou sob a responsabilidade de minha criatividade a elaboração da receita desta iguaria. Como tal peixe tem uma camada de gordura o mais indicado – ao invés de empanar e fritar que seria o preparo mais rápido – seria preparar ou na brasa ou no forno, pois as costelinhas assariam liberando a própria gordura conferindo um sabor especial, mais suave e saudável.  

E assim foi feito, levadas ao forno pré-aquecido e temperadas somente na finalização, simples, prático e leve, mantendo o sabor deste peixe e elevando-o a uma sublime apreciação. E é o que segue, a receita da Costela de Tambaqui.


Ingredientes:

800g de costelinhas de tambaqui
Suco de 2 limões sicilianos
50 ml de azeite de oliva
Uma colher de chá de raspas de limão siciliano
Um dente de alho triturado
Pitadas de sal e pimenta preta à gosto
Meia colher de chá de tomilho desidratado
Uma colher de chá

Preparo:

Juntar os ingredientes do tempero das costelinhas numa vasilha e mexer bem até emulsionar. Reservar na geladeira. Untar uma assadeira com azeite de oliva e acomodar as costelinhas viradas para baixo pela parte do osso. Levar ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de vinte minutos. Após virar com o lado da pele para baixo por mais dez minutos. Retirar, temperar com o molho preparado pincelado bem cada costelinha. Levar ao forno por mais 3 minutos e servir de aperitivo e acompanhado de um bom vinho branco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário