domingo, 5 de junho de 2016

La Planta Ribera del Duero 2014 - nunca vimos tanta especiaria num vinho!

Duero é o nome espanhol do rio Douro português que nasce no centro da Espanha, cruza o norte do país e deságua no Atlântico na altura da cidade do Porto ou seja, leva suas águas e microclima a ambos países ibéricos. 

Ribera del Duero faz parte da região viticultora de Denominação de Origem de Castilla y Leon onde a principal casta cultivada é a Tempranillo seguida de Cabernet Sauvignon, Merlot e Garnacha. Nesta região geográfica os verões chegam a temperaturas em torno de 40°C e no rigoroso inverno a -18°C. 

Os tintos de Ribera del Duero devem ter pelo menos 75% de Tempranillo e a Garnacha Tinta e a Albillo, juntas, não podem ultrapassar 5% do corte. E eles são classificados da seguinte forma: 

Jovens (não envelheceram em madeira, ou passaram menos de 12 meses em barris, e que podem ser consumidos meses após a colheita); 
Crianzas (vinhos que passaram ao menos 12 meses em barris de carvalho, e só podem ser vendidos a partir do primeiro dia de outubro do segundo ano após a colheita); 
Reserva (vinhos que envelheceram ao menos 36 meses, sendo 12 deles em barris de carvalho. Esses vinhos só são liberados a partir de 1º de dezembro do terceiro ano após a colheita);
Gran Reserva (vinhos de qualidade excepcional, que envelheceram ao menos 60 meses, sendo 24 deles em madeira. Só podem ser vendidos a partir de 1º de dezembro do quinto ano após a colheita).

Um bom representante daquela região é o La Planta Ribera del Duero 2014, produzido pela Bodegas Arzuaga Navarro com uvas 100% Tempranillo. Possui cor rubi grená com lágrimas gordas e lentas. Seus aromas explodem com especiarias como canela, pimenta preta, cravo, anis estrelado e alcaçuz, deixando em segundo plano frutos do bosque - amora, ameixa, cereja e groselha. Boca alcoólica logo no início e com muita especiaria – novamente canela, anis, cravo e pimenta preta – com madeira e fruta compondo a palheta gustativa. Retrogosto com tostado e violetas. Taninos muito finos e redondos e ótima frescura. Médio corpo.

Possui 14,5% de graduação alcoólica e o ideal é ser degustado na temperatura de 16oC.

Combina bem com carnes grelhadas na brasa, molhos de carne, frango assado, encorpados, sobremesas com chocolate, massas com molhos vigorosos, queijos suaves e alguns risotos.

Amadurece em carvalho francês e americano durante 6 meses.

Você encontra os vinhos de Ribera del Duero e outras regiões espanholas na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone (51)3711.3665 e site www.weinhaus.com.br 
    
E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário