domingo, 30 de novembro de 2014

Um Riesling do Vale do Mosel: Deinhard Green Label Riesling Mosel 2013

Os vinhos brancos alemães elaborados com a uva Riesling talvez sejam a maior expressão vinícola daquele pais europeu e são os melhores vinhos do mundo deste varietal. Os vinhos elaborados no Vale do rio Mosel – a mais antiga região vinícola da Alemanha -a partir desta casta branca são elegantes, minerais, de baixa graduação alcoólica e depositários de uma acidez característica. Os rios Mosel, Sarre e Ruwer contornam encontas e montanhas nas quais celtas e romanos já cultivavam vinho cerca de 2.000 anos atrás. As encostas e terraços voltados para o sul ou sudoeste proporcionam um microclima excelente para as uvas e são compostos por solos variados como ardósia, arenito de quartzito e cal com ardósia (no Baixo Mosel), dolomita (Alto Mosel) e uma especialidade chamada "Rotliegend", uma rocha vermelha de origem vulcânica (Médio Mosel). Devido à localização protegida dos vales, a região é uma das zonas climáticas mais quentes da Alemanha, e o acúmulo de calor dos rios impede geadas. Invernos pouco rigorosos e verões amenos são comuns. A temperatura média anual fica entre 9,1 e 10,5oC com uma quantidade anual de chuvas média de 800 mm.

O vinho Deinhard Green Label Riesling Mosel 2013 é um dos representantes desta região. Possui cor palha com reflexos esverdeados e aromas minerais com puxada floral, frutas brancas – maçã verde – limão e boca com acidez marcante, leve açúcar residual e persistência média com retrogosto cítrico muito agradável. Muito leve e fresco.

Possui graduação alcoólica de 10% e o ideal é degustá-lo na temperatura de 7 a 9oC.

Combina bem com culinária japonesa, tailandesa, saladas, frango grelhado, queijos brancos e legumes grelhados.
Vinhedos de encosta no Vale do rio Mosel 

O rio Mosel e as cidades margeadoras

Você encontra o vinho Deinhard na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br


E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário