terça-feira, 18 de novembro de 2014

Portugal, aromas e sabores - terceira parte

Quarto ato: Carnes, aves e caças

Apesar da grande qualidade do seu peixe, os portugueses gostam muito de carne e condicionam-na de acordo com as mais variadas e saborosas receitas.
Com a carne existem vários pratos nacionais como o “Cozido a Portuguesa”, um guisado espesso de verduras com varias espécies de carne. Outro prato é o “Bife a Portuguesa”, cozinhado normal mente com um molho à base de vinho do Porto, é servido em todo o país. Muito populares são as espetadas, condimentadas com vinho e alho á medida que a carne é cozida, dando-lhe um sabor muito especial, o cabrito ou o borrego ensopado ou condimentado com especiarias e depois cozido é muito delicioso.
A carne de porco é muito popular. O porco adora as bolotas e as trufas brancas muito abundantes nos bosques de carvalhos alentejanos.
Outros pratos com a carne de porco são a “Carne de porco á alentejana” e o “leitão assado”. O frango também é muito apreciado e consumido, sendo que a principal representação culinária é a “Galinha de Cabidela”, preparo que usa inclusive o sangue do animal na receita para dar textura e cor ao molho.


Quinto ato: os Doces Portugueses

As suas especialidades nas sobremesas incluem pelo menos duas centenas de tipo de massas para bolos. Este gosto nacional pelos doces parece ser originário da época das ocupações dos Mouros; e no século XV havia a cana do açúcar plantada na Madeira. Mais tarde nos séculos XVII e XVIII, os conventos ficaram famosos pelos seus bolos, muitos dos doces de renome do país foram criados pelas freiras. Muitas das criações têm nomes interessantes e alusivos como: “Barriga de Freira”, “Papos de Anjo” e “Toucinho do Céu”.
Os melhores doces confeccionados à base de ovos são os “Ovos Moles”, originários de Aveiro. Ocupam um local de destaque na pastelaria portuguesa, podendo ser encontrado em pequenas conchas servindo de complemento as tartes e tortas ou decorando bolos, por vezes são cobertos com pequenas quantidades de canela, com noz moscada ou com amêndoas.
As variedades são infinitas como o “Pão de Ló”, a “Palha de Abrantes”, os “Pasteis de Belém”, os pasteis de amêndoas do Algarve e ate mesmo o “Pão Rala” de Évora, confeccionados com doce de gila coberto com amêndoas.
As sobremesas mais típicas são o pudim de arroz com canela, arroz doce e pudim flan, que muitas vezes incluem vários queijos.
Nas frutas pode-se encontrar as doces uvas, os ananás dos Açores, as laranjas de Algarve, e as bananas da Madeira. A fruta mais exótica é a manga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário