domingo, 9 de novembro de 2014

Don Pascual Tannat Roble 2011

Talvez não haja no mundo paridade maior do que o Tannat e o Uruguai. Este nosso país vizinho certamente tem a paternidade desta casta que tão bem os representa. E mais, neste mundo do vinho com tantos rótulos direcionados a uma proposta comercial, feitos para agradar o maior público possível, o Tannat e seus produtores uruguaios fazem o contraponto, mantém a legitimidade de suas características e sutilmente passam o seu recado, lá se faz vinho com autenticidade, independentemente de atendimentos a mercado A ou B. Os vinhos possuem sobrenome e este é o padrão que os produtores mantém, vinhos de personalidade, verdadeiros. A casta Tannat vem do sul da França, onde é usualmente utilizada em cortes com a Merlot. Mas foi no Uruguai – com seus solos de argila e cal que agregam ótima estrutura e acidez - que ganhou corpo, fama, prêmios e milhões de fãs. 

Os vinhos originários desta uva possuem muito caráter, ótimo corpo, muito tanino e estrutura rígida, muita cor e aromas tímidos. Hoje comentarei um bom representante desta casta, o Don Pascual Tannat Roble 2011, produzido pelo Establecimiento Juanicó, na região de Canelones, próximo a Montevidéu.

De coloração púrpura profundo, turvo e reflexos violáceos, este vinho denota lágrimas médias e preguiçosas tal qual a velocidade que deve ser bebido, calmamente, deixando-o revelar-se por completo no arejamento de cada taça. Seus aromas remetem a framboesa, amoras, mirtilo, violetas, pimenta preta, alguma especiaria, terra úmida e toque de madeira. Boca seca e tânica, mas redonda, com taninos finos, larga persistência gustativa, acidez na medida, envolvente. O aporte de madeira – este vionho fica de seis a nove meses em estágio nas barricas de carvalho - surge mas não se destaca, acalma a musculatura da casta, lhe faz um carinho deixando-o mais dócil.  Retrogosto com toque tostado, leve amargor, alguma especiaria.

Harmoniza maravilhosamente bem com carnes assadas especialmente bovinas e ovinas, algumas carnes de caça na panela, salames e queijos fortes.

Possui 13% de graduação alcoólica e o ideal é degusta-lo na temperatura de 17oC

A vinícola:

A vinícola Establecimiento Juanicó é uma das marcas produtoras de vinho uruguaias mais respeitadas e dona de uma extensa linha de vinhos. Em seus mais de 800 hectares de cultivares possui além de Tannat, videiras de Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Merlot, Sauvignon Blanc entre outras. Atualmente pertence a Família Deicas, que é a proprietária desde o final da década de 70. Na década de 90 a bodega formou uma joint venture com a vinícola francesa Château Pape Clément, de Bordeaux, o que garantiu novas técnicas a produção de vinhos e trazendo um avanço em qualidade e produtividade. A origem da vinícola se reporta a 1830 quando Dom Francisco Juanicó construiu uma cave subterrânea – existente até hoje - que permitiu a elaboração de vinhos de grande qualidade. O Don Pascual Roble nasceu em 1996 e seu nome é uma homenagem a Pascual Harriague, responsável pela introdução da Tannat no Uruguai.
  
Sede da vinícola possui paisagens e construções deslumbrantes

Vinhedos em pleno outono

Cave de 1830
  
Sede recebe turistas o ano inteiro

Extensa linha da Juanicó

Ótimos vinhos fazem parte do portfólio da bodega

Família Deicas é a proprietária desde 1976 

Wilson Torres e Diego Ruiz, da Juanicó, este colunista e o sommelier e jornalista Daniel Arraspide, na degustação de grandes vinhos na bodega


Você encontra vinhos uruguaios na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br. 

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário