segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Grand Cru Classe Chateau du Tertre Margaux 2010

Semana passada a Importadora Grand Cru promoveu um jantar harmonizado no Restaurante Berna em Porto Alegre. O tema era "vinhos Margaux e Super Toscanos", num desafio França x Itália. 

Na degustação feita o vinho que mais se destacou foi o Grand Cru Classe Chateau du Tertre Margaux 2010, um robusto e imponente francês, oriundo do corte de 70% Cabernet Sauvignon (que traz estrutura e concentração ao vinho), 20% Merlot (agrega sedosidade e complexidade) 10% Petit Verdot (de colheita levemente tardia, soma o portfólio de aromas) dos vinhedos do terroir cascalhento de Margaux, no alto do Médoc, de clima frio mas muito ensolarado e de pouca chuva. O próprio enólogo esteve presente, Dominique Génot.

Este vinho possui uma bela coloração rubi violáceo e reflexos granada que por si só relaxa e prepara os demais sentidos para o que há por vir. Seus aromas são como uma brisa perfumada remetendo a frutas vermelhas silvestres, framboesa, groselha, ameixa, cereja negra, azedinha, mineralidade, pimenta preta, baunilha e toque floral. O paladar é nervoso, inebriante como a juventude de quem irá amadurecer daqui há pelo menos 8 ou 10 anos (este vinho tranquilamente possui mais de 10 anos de guarda), traz uma acidez marcante mas amparada em taninos finos e potentes, corpo médio, um vinho que traz uma boca viva e fresca, desafiadora, repete a fruta, agrega mentol e leve defumado, lembra a madeira minuciosamente posta (o vinho é envelhecido em barris de carvalho por 18 meses). Equilibrado, elegante e delicioso!

Dominique Génot

O du Tertre numa degustação às cegas passaria batido, pois possui concentração e estilo que destoam um pouco dos tradicionais Margaux!

Possui 14% de graduação alcoólica e o ideal é bebê-lo entre 16 a 18°C

Este vinho vai muito bem na companhia de carnes assadas – bovinas e ovinas - risotos, carnes de caça com molhos robustos e queijos duros.

A vinícola:


O Chateau du Tertre, ou Le Tertre, se localiza no município de Arsac, na França, e sua história remonta do ano de 1143. Desde essa época a propriedade foi mudando de donos, sendo administrada por diferentes famílias, mas a tradição em produzir um vinho de primeira grandeza sempre se manteve. Após a segunda guerra, o castelo e as vinhas do chateau foram restauradas por seu proprietário na época, Philipe Gasqueton, aumentando a produção e tornando a marca ainda mais forte. Atualmente a propriedade pertence a Eric e Louise Albada, tem 80 hectares, suas vinhas têm em média 35 anos e o vinho produzido pela vinícola é um dos dezoito Cinquièmes Crus de Bordeaux.

Você encontra os vinhos da importadora Grand Cru na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!




Nenhum comentário:

Postar um comentário