sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Portugal, aromas e sabores - segunda parte

Segundo ato: a Culinária Portuguesa


Os portugueses são donos de uma cozinha generosa nos contrastes e sabores, nossos colonizadores transmitem ao mesmo tempo rusticidade e alto refinamento no ato de cozinha. De norte a sul do país, cada província preserva as suas tradições culinárias com o mesmo fervor dedicado à memória dos seus escritores de verso e prosa.
Os portugueses têm o habito de almoçar e jantar mais tarde que nós brasileiros, e sempre iniciam suas refeições com sopas seja nos aloés dos restaurantes requintados, no interior das tascas ou tabernas ou nas residências. Também tem o hábito de petiscar, nas ruas e tascas, ao longo do dia, ficam a venda todo o tipo de pastel, empadinhas, risoles e o fabuloso bolinho de bacalhau. Portugal conserva qualidade e notoriedade na produção de queijos, vinho, gado e azeites.
Para nós brasileiros deixaram um legado de receitas que se tornaram unanimidades nacionais, como as com bacalhau servidas na Páscoa, e que se tornaram base da formação da nossa própria culinária. Hoje a comida portuguesa até pode variar de região para região, o peixe fresco e o marisco podem ser encontrados virtualmente em qualquer menu. E além dos peixes e crustáceos a culinária portuguesa também é muito rica nas suas sobremesas, carnes, queijos e nos vinhos.
A cozinha portuguesa utiliza seus ingredientes de regionais de forma bastante diversificada.


Terceiro ato: Peixes e crustáceos



O fato de ter como vizinha à costa do Atlântico levou, naturalmente, que a gastronomia e a culinária portuguesa se virasse para os produtos que o mar oferece.
A população aproveita tudo o que produz a orla marítima, principalmente as sardinhas, que representam 40% do consumo interno de pescados, e é indispensável nos churrascos e festas ao ar livre, a sardinha é servida como petisco.

As caldeiradas de vários tipos de peixes, os mexilhões, os filés grelhados, o linguado, o salmonete e o peixe espada são também especialidades muito saborosas.
O país tem muitos restaurantes especializados em mariscos, muitos com exposições artísticas de lagostas, camarão, ostras e caranguejos.
Em relação aos peixes de água doce, pode se saborear a lampreia e o salmão do Moinho, a truta da Serra da Estrela e da Madeira. São peixes regionais, que rendem diversos pratos maravilhosos e são muito apreciados.


O bacalhau salgado, símbolo mais forte da culinária, vem da Noruega, Canadá e Inglaterra.

É o prato nacional dos portugueses, obcecados com ele desde o inicio do século XVI. Eles secavam o bacalhau para fazê-lo durar durante a longa viagem de regresso a casa, e hoje fala-se que existem 365 modos diferentes de prepará-lo, um prato para cada dia, umas mais sofisticadas outras mais simples. O bacalhau e suas receitas portuguesas inspiraram este trabalho, servindo de base a receita apresentada, a Lasanha à Gomes de Sá.



Fontes:
Revista Cláudia e Cozinha
Revista Gula
Wikipédia
www.portugalvirtual.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário