terça-feira, 4 de novembro de 2014

Portugal, aromas e sabores - primeira parte


A gastronomia, os vinhos e as pessoas são os principais ingredientes deste país que é um dos personagens da história mundial


Portugal pode ser considerado uma rica referência enogastrocultural. Sua cultura milenar nos remete a dados históricos e origens inspiradoras a outras tantas civilizações mundiais. Os hábitos e costumes de seu povo cravados a centenas de anos antes de Cristo serviram de base para a exploração de novos lugares no globo e o Brasil é o melhor exemplo disto. Nossas origens são devidas - e muito - a Portugal e sua dita colonização. A vinda da família real portuguesa fugida do seu país de origem no século XVIII e aqui instalada contribui de forma maciça para o papel de destaque nas bases culturais brasileiras. A mistura aos costumes indígenas e aos demais colonizadores europeus como os holandeses, espanhóis, e especificamente aqui no sul italianos e alemães, proporcionaram ao nosso país uma riqueza muito grande, visualizada também e muito claro, na gastronomia, sendo inclusive o Brasil por conta disto um dos expoentes da fusion cuisine. 

É fato que a história da gastronomia e da culinária de Portugal possuem tópicos importantes, recheados de curiosidades sobre a cultura deste país e as boas práticas dos portugueses em relação à gastronomia. Dedilharemos um pouco sobre os seus principais ingredientes, pratos regionais e nacionais como os peixes, carnes, sobremesas, queijo, sopas e vinhos.



A culinária portuguesa é simples, quase rústica e muito inspirada nas coisas da terra. Mas é rica e sedutora, com muito uso de ervas e temperos para aromatizar pratos. Interessante que se descobriu também que a cultura enogastronômica portuguesa tem grande apego a religiosidade, sendo esta praticamente fonte inspiradora para muitas receitas e hábitos milenares. Pontuamos como principais ícones regionalistas portugueses, os pratos os que se relacionam abaixo:



Bacalhau – em seus vários tipos e preparos
Peixes e frutos do mar – sardinha assada
Caldos e sopas – como caldo verde
Doces – com muito uso de ovos, fios de ovos e pastel de santa clara
Lingüiças – chouriço e paio
Coisas da terra – fava
Pães e bolos – pão de amêndoas
Carnes – galinha de cabidela
Vinho – Alentejo, douro, porto. Primeiras vinhas foram plantadas pelos romanos por volta de 100 a.C. 

Contaremos mesmo que resumidamente em pequenos atos o entremeio do comer e beber deste afável país europeu!

Primeiro ato: a História


Muito se deve a história da culinária portuguesa ao inicio no século XV e ao Príncipe Henrique, o Navegador, que ordenou que seus exploradores trouxessem a Portugal qualquer fruto exótico ou plantas de novas terras que iam sendo descobertas.
Tomates, batatas, coentro, a pimenta, a canela, o gengibre, o caril, o açafrão e a páprica foram trazidos para a Europa, os abacaxis brasileiros foram introduzidos nos Açores, as malaguetas brasileiras cresceram em Angola, o café africano foi transplantado para o Brasil, os cajueiros brasileiros foram para a África. Foram também os primeiros europeus a desembarcar nas na China, no Japão e na Etiópia. Assim eles levaram a Europa produtos exóticos completamente desconhecidos como o chá oriental, o tomate, a batata e a pimenta do Novo Mundo.
Os Romanos também introduziram antes disso alguns sabores como o trigo, as cebolas, o alho, as azeitonas e as uvas. Os mouros plantaram arroz, figos, limões e laranjas e cobriram a província de Algarve de amendoeiras. Desta forma a dita “Idade das Descobertas” afetou dramaticamente a cozinha em Portugal e ao redor do mundo.

DADOS PRINCIPAIS DE PORTUGAL


CAPITAL DE PORTUGAL: LISBOA
POPULAÇÃO: 10,9 milhões (estimativa 2006)
MOEDA:EURO
NOME OFICIAL:  República Portuguesa
NACIONALIDADE: portuguesa
GEOGRAFIA de Portugal:
FUSO HORÁRIO:  + 3 horas em relação à Brasília
CLIMA DE PORTUGAL: mediterrâneo (S) e temperado oceânico (N).
PRINCIPAIS CIDADES DE PORTUGAL: Lisboa,Porto, Vila Nova de Gaia, Amadora.
COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO: portugueses 99,5%, africanos 0,5  (censo de 1996).
IDIOMA: português (oficial)
RELIGIÃO: cristianismo 94,8% (católicos 92,2%, protestantes 1,5%, outros cristãos 1,1%), islamismo 0,1%, sem filiação e outras 5,1% (censo de 1995)
RENDA PER CAPITA:  US$ 22.937 (estimativa 2006).
ECONOMIA DE PORTUGAL :
Produtos Agrícolas: : trigo, milho, batata, tomate, uva, azeitonas.
Pecuária: : bovinos, suínos, ovinos, aves.
Mineração: cobre, urânio, granito, calcário, mármore.
Indústria: : vestuário, têxtil, química, produtos eletroeletrônicos (domésticos).

Fontes:
Revista Cláudia e Cozinha
Revista Gula
Wikipédia
www.portugalvirtual.pt




Nenhum comentário:

Postar um comentário